sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Joguemos Monopoly

Um blogue como este passa, ao longo da sua existência, por várias fases. Houve uma fase com muita economia e política, depois uma outra fase mais crítica e talvez agora seja mais um diário de raivas e afetos. As causas são diversas para estas mudanças de linha ou temas. É verdade que as três fases estão sempre presentes e sempre o estiveram mas, digamos que em certos momentos uma prevaleceu sobre as outras.
Hoje volto à economia, embora descontraída, e volto também, porque se terminar em 2015 é de bom tom fazer justiça a um tema muito “tocado” por estas bandas.
Este ano durante a consoada perguntavam-me o que esperava para 2015. Eu, na tal fase de raivas e afetos, disse que esperava jogar Monopoly. Talvez porque havia um jogo debaixo da árvore de Natal ou talvez mesmo para mudar de tema. Mas a verdade é que a minha resposta não era tão economicamente inocente. Devem ter ouvido que agora estamos em risco de deflação e que isso significa a queda generalizada dos preços. Parece bom mas encerra perigos económicos enormes. Significa que o consumo cairia porque as pessoas adiavam as suas compras para momentos posteriores sabendo que o preço lhes seria mais favorável. Ora como é que isto se resolve? Não sendo fácil, Mário Draghi, jogando pelo seguro, já anunciou uma emissão de novos euros (quantitative easing) . Isto a nível nacional vai requerer que haja mais dinheiro a circular e algum alívio da dívida nacional. Quem não perceber a ideia digo que será como jogar ao Monopoly quando se passa pela casa da partida. Recebemos dinheiro para manter a liquidez do sistema e que o jogo continue. Será uma boa notícia…

Para terminar uma breve referência aos lamentáveis atentados de Paris. A intolerância e o fanatismo leva a que alguns cometam atos bárbaros. O DeCampoMaior faz votos que esses atos não se espalhem de parte a parte.

2 comentários:

Anónimo disse...

Jack, quem o viu e quem o vê! Parece desinspirado ou a acusar algum cansaço mental. Sim, porque até os génios necessitam de recarregar as baterias. Há tempos atrás teria aproveitado o sucedido na França para, quem sabe, escrever o post da sua vida. Ao invés disso, preferiu quedar-se por um tema tão chato como um dia de chuva. Para desanuviar, aconselho-o a espreitar um blogue que se intitula Blogue do Manel. Nunca é tarde para arejar as ideias!

Jack The Ripper disse...


Obrigado pelas suas palavras mesmo críticas.
Não acho que o sucedido em França desse para fazer o post da minha vida e há dias de chuva imensamente bonitos.

Obrigado também pelo blogue que me aconselha! Volte sempre