quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Erros

Há muitos erros na história, erros que até caíram bem e erros pelos quais outros caíram. Há erros que levaram a descobertas magníficas mas outros que conduziram a derrotas estrondosas. Nesta última classe detenho-me na história do General Custer na batalha de Little Big Horn. Custer necessitava de uma vitória e perseguia os sioux e cheyennes a todo custo. Para isso tomou uma série de decisões erradas. Deixou para trás armas pesadas como as metralhadoras Gatling, depois não deu ouvidos aos seus batedores que lhe reportavam informações que o número de índios era demasiado elevado e por fim dividiu a sua força em três colunas. Os homens de Custer, incluindo ele próprio, pagaram com a vida estes erros sucumbindo na batalha de Little Big Horn.
Mas estes erros levaram a outros maiores. A opinião pública dos americanos reforçou a ideia de que os índios eram selvagens e violentos e o exército reforçou contingentes. Os nativos acabaram por ser massacrados e acabaram por pagar um preço muito alto pela sua vitória. Todos perderam…
Este post é dedicado a um amigo, isto apesar dele não saber da existência deste espaço. Este amigo cansado de uma sucessão de erros deixa o seu trabalho e dá um salto no vazio. Os erros foram também dele mas não só dele. Alguns dizem que é um erro partir, outros que erra se ficar, outros ainda que é um erro deixa-lo ir. Todos perdem…

2 comentários:

Anónimo disse...

Será que todos perdem? Há momento na vida em que temos que arriscar, isto faz-nos crescer mas nem todos têm coragem de o fazer. É preciso acreditar e ter respeito por nós. Boa sorte para o seu amigo.

Anónimo disse...

Caminante no hay camino

Caminante, son tus huellas
el camino y nada más;
Caminante, no hay camino,
se hace camino al andar.
Al andar se hace el camino,
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar.
Caminante no hay camino
sino estelas en la mar.

António Machado