segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Sangue Judeu

Há factos e acontecimentos notáveis. Tem sido deste tipo que tenho trazido aqui ultimamente. O de hoje fala de judeus e de leis com quinhentos anos. Se quiserem encontrar relação com o Natal basta pensar que Jesus Cristo também era judeu. Isto, claro, se quiserem porque o relato até tem mais a ver com História.
Em 1496, quando D. Manuel I determinou a expulsão dos judeus safarditas que não se convertessem ao catolicismo, a Inglaterra, assim como a Holanda e o Norte de África foram os destinos de muitas famílias. Já antes, em 1492, os reis católicos os tinham expulso de Espanha…leia-se Castela. Desde sempre este ato foi visto como um erro, já que estes judeus foram grandes comerciantes e capitalistas, o que enfraqueceu a sociedade portuguesa da altura.
Mas nunca é tarde para rectificar e eis que se prepara uma lei que atribui a nacionalidade portuguesa aos descendentes destes judeus safarditas, sendo que a Espanha prepara diploma semelhante. Poderão pensar que não haverá ninguém interessado, passados 500 anos, na obtenção da nacionalidade, mas parece que até há candidatos e alguns deles com vontade de investir em Portugal.

Mas talvez os leitores não saibam que por essa época houve muitos judeus que, vindo de Espanha, se estabeleceram em Campo Maior, sendo inscritos nos autos de fé da Inquisição em Évora, vindo depois a ser, finalmente, expulsos pela dita lei de D. Manuel I. Campo Maior seria, de entre o Alentejo, uma das localidades com mais judeus. Quem sabe alguns deles, não retornarão agora com a nacionalidade restabelecida. Quem sabe não invistam algo…bem, agora já soa a conto de Natal. Fica o registo desta curiosidade. Em Campo Maior há imenso sangue judeu.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Dr. Rui Manuel Rosado Vieira, tem, nas suas obras, referências importantes à comunidade judaica de Campo Maior.
O Prof. Orlando Ribeiro, dava como perfeitamente indentificadas as duas judiarias sitas na Rua Direira.
Há quem também identifique mais uma na Rua de São Franciasco.
Na Inquisição de Évora há muitas referências aos condenados por judaísmo, naturais de Campo Maior.