quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Guerra de Natal

Estamos naquela altura do ano que devemos ser bonzinhos ou, se preferirem, mostrar caridade cristã, no entanto não pude deixar de ficar enjoado quando, vendo o cartaz cultural, vejo tanta festa de solidariedade. Fruta da época, é certo, à qual não se pode escapar. Por isso fiquei espantado com a exposição sobre a I Grande Guerra que o prof. Fernando Antunes, juntamente com o Clube de Empreendedorismo da Escola Secundária, se propõe realizar já a partir de 12 de Dezembro.
Que diabo…Guerra…Natal…não liga mesmo nada…Pois bem, enganam-se os leitores, que conduzidos por mim nesta ácida introdução pensarão que não tem nada a ver os horrores da guerra com a quadra do advento.
No Natal de 1914, faz agora redondinhos 100 anos, ocorreu nos campos de batalha da I Guerra um facto verdadeiramente extraordinário. Nessa tarde de dia 24 o exército alemão começou a decorar as trincheiras com velas. Os beefs ingleses responderam com cânticos de Natal. De repente atiram prendas de um e de outro lado: chocolate, tabaco, álcool. A artilharia parou, começaram por retirar os mortos e fizeram funerais conjuntos. Há relatos de haver jogos de futebol e confraternização entre ambos os lados com os cânticos de Natal a misturarem sotaques ingleses e alemães. Que os horrores da guerra permitam um destes acontecimentos é verdadeiro espírito de Natal.

Não me resta mais que pedir a todos os leitores que passem pela biblioteca da Escola Secundária para apreciarem a exposição que estes alunos prepararam. Um verdadeiro candeeiro na escuridão.

Sem comentários: