quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Smart Cities

Numa época de escassos recursos mas, no entanto, de grandes evoluções tecnológicas é normal que se pretenda que essas evoluções ajudem a otimizar os recursos.
Numa área onde se assiste a este fenómeno, de uma forma cada vez mais evidente, é na gestão das cidades. Este movimento sob o nome mais globalizado de Smart Cities, ou se preferirem “Cidades Inteligentes” tem como maiores entusiastas cidades como Barcelona e Copenhaga mas, entre nós, cidades como Évora e Lisboa também dão passos importantes.
A ideia base é utilizar as tecnologias para melhorar a sustentabilidade das cidades bem como o aumento das condições de vida dos seus habitantes. Aplicações para monitorizar a iluminação das ruas, as temperaturas das casas dependendo dos seus ocupantes ou aplicações que indicam onde há estacionamento livre são apenas alguns exemplos que resultam de uma maior interação entre habitantes e o seu meio envolvente.
É evidente que algumas destas soluções exigem maior escala que a nossa vila mas numa época de escassos recursos também entre nós podemos começar a ser mais Smart. Por acaso não temos iluminação nas ruas? Por acaso não há dificuldades em estacionar na parte mais velha da vila? Trata-se de estar atento e perceber onde se pode ser mais Smart e implementar algumas destas soluções. .
Smart off-topic – o blogue AlémCaia, um excelente blogue da nossa praça, continua a presentear-nos com textos e temas de outras épocas mas, que desta parecem pertencer. Passem por lá…isso também será muito Smart.  

Sem comentários: