segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Coração Partido

Está confirmado! Cientistas japoneses afirmam que é possível morrer de amor. Chamaram-lhe “cardiomiopatia takotsubo” mas para abreviar chamemos-lhe “Síndrome do Coração Partido”. Concluíram que após um desgosto emocional o coração fica enfraquecido forçando o músculo a trabalhar mais ocorrendo, também, uma libertação de adrenalina e hormonas. Como resultado a adrenalina, num efeito contrário ao normal, acaba por desligar o coração de forma a proteger o órgão do trabalho excessivo. Segundo os mesmos cientistas este mal ataca mais as mulheres.
Ora se pudessem escolher, não seria bonito morrer de amores?
Digo isto porque não podem marcar data mas já é possível escolher como querem morrer. Desde que há 4 meses que entrou em funcionamento o testamento vital já cerca de 500 portugueses decidiram que cuidados de saúde aceitam ou não receber se alguma vez estiverem incapazes de exprimir a sua última vontade de forma autónoma. Recusam, por exemplo, a reanimação ou o suporte artificial de funções vitais no caso de uma doença incurável. Mais uma vez são as mulheres que mais registaram o seu testamento vital.

Não sei se já alguém em Campo Maior fez o seu testamento vital, mas qual acham que será a opinião dos campomaiorenses sobre o tema? Fica a ideia para debate e já agora, se puderem escolher, sempre podem escolher morrer de amores.

Sem comentários: