segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Contra o síndrome pós-ferias…

Entrados em setembro fica o tempo estival atrás e instalam-se outros processos diários. O tempo de ex-férias pode, dizem os psicólogos, ser de angústia. Para combater o síndrome pós-férias e celebrar o Outono deixa, o DeCampoMaior, algumas sugestões de leitura apoiado na descrição do Expresso sobre os livros a serem publicados proximamente.
Desde logo a sugestão para quem anda na política local e não só é “O Capital no século XXI” de Thomas Pikerty. Uma minuciosa análise sobre os mecanismos que levam à concentração de riqueza. Mil páginas que as gentes mais à esquerda poderão ver como um Novo Testamento sendo o Antigo “O Capital” de Karl Marx isto se, sendo ateus, me permitirem a analogia.
Para os músicos cá do burgo sugiro o “Organista” da Lídia Jorge e sendo uma edição bilingue (português-inglês), pisca também o olho às professoras de inglês.
Mais generalista na sugestão e com final aberto sugere-se um romance inacabado de Saramago. Iniciado nos últimos meses de vida do Nobel decorre sobre os conflitos humanos e a guerra. Também incluirá as notas do autor sobre como pretendia que a história se desenvolvesse, ajudando o leitor a descobrir o seu próprio e imaginado fim.

Ai, se a minha professora de português me visse agora a falar de literatura. Ela que do alto do seu imponente metro e meio nos dizia: “Sendo de ciências, isto é mais difícil para vocês. A outra turma é melhor”, isto quando tentávamos decifrar Garrett fazendo “As viagens na minha terra”. Não deixava de ter razão. A turma de Humanidades estava no outro extremo, tanto na literatura como no espaço. Fisicamente eles estavam no outro lado do bloco dos décimos e décimos-primeiros. E aquela turma também tinha as raparigas mais giras… e cheiravam tão bem…Para ela, a professora, deixo-lhe a reedição da “Sibila”. Para elas, as raparigas giras da outra turma…qualquer coisa que falasse das “Demoiselles d’Avignon”…

Sem comentários: