Há factos verdadeiramente surpreendentes. Quando sociólogos, pedagogos,
investigadores e cientistas alertam para o excesso de horas de internet,
consola, tablets e telemóveis por parte de crianças e jovens…boom…eis que essas
crianças e jovens desatam a fazer pulseiras e anéis com pequenos elásticos
redondos. A invasão é massiva, as crianças fazem pulseiras nas escolas, nos cafés
e em casa, e não deve haver nenhum pai ou professor que não tenha já lidado com
o tema. E logo surgiram esses mesmo sociólogos, pedagogos e investigadores a
afirmarem que esta atividade trás benefícios ao nível da concentração e ao nível
do pensamento lógico matemático.
Esta semana termina o ano escolar em Campo Maior. Entre
a feira escolar e arraiais os alunos e professores dão por terminado mais um
ano lectivo. No ano que vem já poderão, muitos destes alunos, desfrutar do já
lendário Centro Escolar. Responsabilidade acrescida para todos fazer valer e
rentabilizar o investimento feito em educação no concelho, bem como a
oportunidade de todos repensarem o comodismo com que se trata o tema.
Também por estes dias a Associação de Pais e Encarregados de Educação fez a
sua prova de vida anual desta feita com atividades sob o nome de Jogos sem
Fronteiras. Sim, meus caros, a Associação existe e quem sabe no ano que vem não
faz os Jogos sem Fronteiras de Pulseiras de Elástico.
4 comentários:
Mas as más línguas dizem que o Centro Escolar não vai abrir as suas portas no próximo ano letivo. O que me diz Jack?
Não tenho qualquer informação em contrário mas o arranque dependerá das obras da variante
Não me apetece fazer comentários sobre o que se passa no agrupamento de escolas de Campo Maior.
E, não me apetece pela pior das razões. É que, em termos de Educação Escolar, a desgraça é tanta, a nível geral, que os casos de sucesso e de excelência, são tão poucos que servem apenas como prova de que era possível fazer muito melhor.
Então, porque não?
Os factores são muitos e variáveis.
Mas, o que sempre aparece destacado, refere a péssima gestão que é praticada nas escolas.
Já agora: Sabem que a maior ou menor qualidade dos resultados depende muito pouco da maior ou menor qualidade das instalações escolares?
Será talvez por isso que se encontram resultados excelentes em escolas instaladas de forma muito deficiente e escolas com resultados miseráveis em escolas de instalações excelentes.
Claro que me estou a referir as escolas públicas...
Anónimo das 1511:
Sabe? O que escreveu deixou-me a pensar seriamente neste problema das escolas, tanto mais que me parece que domina muito bem esta questão.
Peço-lhe que, sempre que ela se levante, procure dar o seu parecer para melhor esclarecimento de um problema social de tão grande importância para as novas gerações.
Enviar um comentário