segunda-feira, 26 de maio de 2014

Vitória de Pirro

Pirro era o rei do Épiro e, apesar de vencedor da batalha, sofreu dos romanos pesadas baixas ficando enfraquecido de comandantes treinados e dos seus melhores soldados. Esta expressão é muitas vezes utilizada em situações onde a vitória tem um sabor amargo até mesmo para os vencedores. É isso mesmo que aconteceu com os resultados eleitorais havidos neste domingo.
As noites eleitorais, tal como o festival da canção, já deram o que tinham a dar. De esta destaca-se desde logo a abstenção enorme que a eleição teve. Mostra desinteresse na política mas é perigoso porque não devem ser os outros a travar as nossas batalhas.
O Partido Socialista anuncia vitória mas, com esta diferença e depois de toda a austeridade deste governo, bem poderia anunciar uma vitória frágil. Dos outros já se sabe, a sempre vitória da CDU e a desvalorização dos partidos do governo dizendo que estas eleições são a feijões. A grande surpresa, mas anunciada nas sondagens, é o resultado do Movimento Partido da Terra.

Pela Europa fora alguns sinais perigosos: a eleição do extremismo de esquerda na Grécia com vitória do Syriza e a eleição do extremismo de direita na França da Frente Nacional de Marine Le Pen. Cuidado, eles andem ai!

Sem comentários: