sexta-feira, 30 de maio de 2014

Passagem por Lisboa

Lembro-me de ver Casablanca e de como, durante os tempos da grande guerra, Lisboa era palco de jogos de espiões e a porta de saída da Europa, rumo à América e a uma nova vida para muitos refugiados e judeus.
No fim de semana começou também uma peculiar passagem por Lisboa. Primeiro a Liga dos Campeões mas depois, menos mediáticos, em Sintra, os banqueiros do BCE discutiam o futuro económico da Europa. Desta vez preocupados com a deflação houve quem propusesse que se fixasse como objetivo uma inflação de 4 %. No domingo, por essa Europa fora, foram sentidas as consequências destes últimos anos de crise económica e de não se pensar mais nas pessoas.
Também por Lisboa passa uma grande ironia. A família Espírito Santo depois de refazer o banco depois de uma revolução de esquerda em Portugal, vê o controlo fugir-lhe, por imposição do BCE e do FMI, e após uma crise capitalista. Querem mais ironia que isto?

Também passam por Lisboa, esta semana, os Rolling Stones sem dúvida de todas as visitas a mais agradável. Lisboa, de passagem, nem sempre pelos melhores motivos. Diria Bogart em Casablanca, “sempre nos restará Paris”, digo eu por cá, sempre nos restará Campo Maior.

2 comentários:

Inquiridor disse...

Provavelmente vou surpreendê-lo.
Quase de certeza, pensará, no mínimo que sou esquisito.
Mas, gosto de coscuvilhar velhos postes, porque penso que alguns blogues encerram uma interessante história do quotidiano.
Neste blogue, nos seis anos que leva de vida, surpreendeu-me e intrigou-me o facto de me parecer que começou por ser escrito a várias "mãos", antes de ficar a ser feito por uma só pessoa.
Será apenas uma questão de mudança de pseudónimos? Mas,houve também uma mudança radical de temas, interesses e de perspectivas...
Enfim, fiquei curioso.

Jack The Ripper disse...

Caro Anónimo,

Não penso que seja esquisito, penso que está atento e ainda bem que o faz. É verdade que este blogue foi por mim herdado e antes tinha váriso pseudónimos. Quanto ao objeto da escrita não tem mudado, sendo que os temas focados continuam a ser os mesmos. Há, no entanto, fases em que me aborrece mais algum tema que outro e por isso parece haver mudança. Não me leve a mal por isso, mas a escrita deste blogue é apenas uma perspectiva pessoal, um exercício livre e por isso não pode estar preso a nenhuma temática em particular.