segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Os Filhos do Rock

Pode não parecer pelo título mas o post tem a ver com Natal, mais propriamente, com as listas de Natal. Nesta fase do ano toda a gente faz listas, seja de presentes seja de propósitos para o novo ano. Li algures por ai que os espíritos mais sofisticados detestam estas listas, acham-nas conformistas e hierarquizantes. No entanto, muitos outros as defendem seja sobre a forma de enumerações seja pela forma de catálogos.
Vi a série de época “Os Filhos do Rock” e na primeira cena deparo-me com uma lista. Um operário da Lisnave que descreve o que comprará à mãe quando tiver uma banda rock famosa. Uma televisão a cores e uma casa com garagem imagine-se. Parece uma personagem dos filmes dos irmãos Cohen mas não é, é o retrato de uma época onde, sendo os primeiros anos da democracia, se vacilava entre o passado e o futuro. Podia ouvir-se agora “Wishlist” dos Pearl Jam mas isso é “grunge” e é anos 90. Os Filhos do Rock falam dos anos 80 e, como é de adivinhar, de Rock e eu sou um filho dessa época. Imagine-se que a certa altura o dito operário da Lisnane, guitarra baixo em punho, diz que o Estado é o responsável por todos aqueles postos de trabalho. Parece que vão longe esses anos 80, mas agora podia-se dizer o mesmo do Estado, responsabilizando-o pela saúde que será um luxo se for entregue aos privados. Alegrem-se os Marxistas, finalmente haverá apenas uma classe social, a dos solventes.

Vá, toca a fazer a lista. Eu também vou fazer a minha, como todos os anos, com o deixar de fumar no topo. Tenho que perguntar a um colega do escritório como se faz. Ele sabe muito disso. Já deixou de fumar dez vezes e com certeza vai-me dar bons conselhos!

Sem comentários: