sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Conto de Natal de Charles Dickens – Revisitado

O post de hoje é revisitado de um outro publicado em 2009. Pouca coisa mudou, com as necessárias adaptações aqui fica em 2013.
Charles Dickens foi um escritor britânico do século XIX. Um dos seus contos mais famosos é o Conto de Natal. Neste livro três espíritos surgem a Ebenezer Scrooge transformando-o de avarento numa pessoa generosa e cheia de espírito natalício.
Com as necessárias adaptações os três espíritos vão aparecer aqui no Decampomaior:
Espírito dos Natais Passados - Campo Maior é uma vila que assenta a sua economia na agricultura e indústria de cafés. O comércio da vila é feito nas lojas tradicionais, não há supermercados e também não se vai a Espanha. Primeiro porque nem toda a gente tem carro e depois porque a fronteira do Retiro está fechada, com excepção da época de S. João. A iluminação de Natal é feita apenas na Rua de São Pedro por ser a mais comercial.
Espírito dos Natais Presentes - Campo Maior é uma vila que assenta a sua economia na agricultura , torrefacção de cafés mas onde tem na câmara municipal e na fábrica da borracha grandes empregadores. O comércio local vive momentos agonizantes, há supermercados mas também há muito comércio feito em Espanha por pessoas que quase diariamente visitam Badajoz. Não existem fronteiras e até a Estrada do Retiro está já em boas condições. O turismo é reduzido porque o património está em recuperação e existe o enorme problema que é o Mártir Santo.
Espírito dos Natais Futuros - O TGV faz com que as pessoas deixem de fazer as suas compras de Natal em Badajoz preferindo antes passar o dia em Madrid. No entanto esse mesmo TGV traz bastantes turistas que visitam Campo Maior fazendo florescer o comércio local. A economia junta assim mais um pilar importantíssimo à torrefacção de café e agricultura. A missa do Galo é celebrada na Igreja do Mártir Santo onde se juntam todas as raças e etnias. O Mártir Santo converteu-se num sítio aprazível e bastante atrativo para os campomaiorenses e turistas. A iluminação de Natal está em todas as ruas da vila mas todo o consumo assenta em energias renováveis.

Foi apenas um Conto de Natal...

Sem comentários: