segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Democracia…há melhor sistema?

A Democracia, enquanto sistema, tem origem na democracia ateniense. Impulsionada por Péricles e Clístenes tinha como fundamento o governo do povo, pelo povo e para o povo. Esta ideia é a matriz de referência para as democracias contemporâneas.
A Democracia, enquanto sistema, parece estar doente, esquecida, maltratada, mal usada, “abstenciada”, ultrajada mas há outro sistema melhor?
No princípio do século XX duas ideologias conquistaram a Europa: o marxismo e o fascimo. Para muitos marxistas, a promessa do paraíso no qual todas as pessoas viveriam como iguais, justificava, no caminho que a ele conduzia, a aniquilação impiedosa de toda a gente que se mostrasse renitente em segui-lo. O fascismo tinha semelhanças, principalmente nas suas pretensões totalitárias. Uns e outros prometiam o paraíso na terra, mas nas palavras de Karl Popper, todas as tentativas de construir o céu na terra produziram sempre o inferno.
Neste fim de semana, onde o desaparecimento do feriado fez esquecer ainda mais a tradição dos Santos, para além de ficarmos entregues aos bailes de Halloween importados da América, inaugurou-se no Centro Cultural a exposição itinerante do Museu da Assembleia da República “Breve História do Parlamentarismo Português”. Sendo o Parlamento o local onde se materializa a Democracia vale a pena passar por lá até dia 26 de Novembro. Sim, Democracia…há melhor sistema?

Sem comentários: