segunda-feira, 25 de novembro de 2013

As inverdades das privatizações

Nicolau Santos, desde a sua coluna Cem por Cento do suplemento de Economia do Expresso, já nos habituou a ser a nota dissonante com a sua opinião.
Desta vez conta-nos e elenca algumas inverdades sobre o processo de privatizações aceite, quase como inevitável, no nosso fatal fado do processo de ajustamento.
A primeira inverdade é que tudo o que é publico é mau e será sempre melhor gerido pelos privados. Ora o governo só tem vendido as empresas públicas que dão lucro. Veja-se o caso mais recente dos CTT. A segunda inverdade decorre da primeira, a gestão privada é sempre melhor a não ser que a gestão pública seja feita por outro estado que não o português. Veja-se a Ren entregue a empresas públicas chinesas. A terceira inverdade é que a privatização resultará em melhores preços para os consumidores. A electricidade baixou? E por fim a quarta é que os centros de decisão ficam em Portugal. Onde está o centro de decisão da Cimpor ? No Brasil após a Camargo Correa ser acionista maioritário. Esperemos que não toquem no banco público.
Por isso as decisões políticas da República (a palavra república deriva de res publica, a “coisa” pública) devem ser coerentes e não inverdades. E tanto desde a direita à esquerda deve-se discutir temas importantes para todos. Por exemplo a direita estuda a hipótese de avançar com o registo, no serviço nacional de saúde e no boletim infantil, dos hábitos tabagísticos dos pais e a esquerda já estudou recentemente a hipótese de proibir o piropo. Não há temas mais importantes? Sobre o piropo eu até diria que está em desuso, sendo quase tão kitsch como aqueles gorros de lã que escondiam, discretamente, o rolo de papel higiénico nas traseiras dos carros.

Doris Lessing, recentemente falecida, e mulher mais velha a receber o Nobel da literatura afirmou que o feminismo, a respeito dos direitos da mulher, tinha perdido em palavras bonitas em vez de se concentrar em mudar as leis. Diga-se então, por aqui, que os políticos, se foquem nos temas verdadeiramente importantes. 

Sem comentários: