quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Todos os Programas são ridículos…

…não seriam programas eleitorais se o não fossem. Bem…sirvo-me desta frase de Pessoa como introdução mas não é bem assim, de uma forma geral todos os programas têm algumas boas ideias apesar de ter outras também ridículas. Também é verdade que alguns deles são amplamente demagógicos deixando em dúvida a forma de financiamento.
Não vou ser exaustivo na sua análise, destaco algumas ideias e propostas mas também outras menos boas
No PS destaco a candidatura das Festas do Povo a Património Imaterial da Humanidade. Será um trabalho notável e difícil mas que colocará as Festas e as gentes DeCampoMaior onde merecem. É o programa mais equilibrado o que é normal visto saberem quais as possibilidades financeiras da câmara.
O PSD revisita Orwel e propõe câmaras de vigilância e o regresso dos guardas noturnos (Lembram-se do Nini?). Seria polémica a medida das câmaras sem dúvida. Sem complexos o PSD coloca a proposta de criação de um Certame Internacional do Café identificando aqui uma Vantagem Competitiva Única. Parece-me acertadíssima a ideia. Cada vez que Marvão faz a Feira do Café fico a pensar que algo não está bem!
O Partido da Terra tem o programa, sem dúvida, mais demagógico. O tiki taka do costume: cheques, férias, viagens à Madeira. Digam lá se não parece um painel do Preço Certo? Acho que não percebem que o mundo já não é o mesmo que quando estavam no poder.
Da CDU vem um programa bastante sóbrio, salpicado com algumas boas ideias: retirada de elementos dissonantes e antenas de televisão da paisagem urbana da vila e a procura de uma solução para o edifico da Moagem. Bem visto! Mais negativa, para mim, a ideia do alargamento da Estrada da Figueira. Parece-me desperdício de recursos pois já existe uma alternativa recente, a Estrada do Cemitério, para canalizar os elevados volumes de trânsito para Badajoz.
Do Bloco de Esquerda, li no Linhas de Elvas, que pretendem apostar no turismo militar. Do programa destaco um banco de medicamentos municipal, a recuperação das muralhas do castelo, da capela interior e da parte velha.  
É pena que se guardem os programas para a última semana de campanha. Há temas que deveriam ser discutidos em vez de haver tanto folclore. Pelo menos que, sem complexos nem mal parecer, quem ganhe as eleições retire dos outros partidos as boas sugestões deixadas e as ponha em prática. Quem ganharia seria Campo Maior!

2 comentários:

Anónimo disse...


Não diria ridículos. alguns deles são mesmo muito piores do que isso.
Mas, porque raio é que os programas hão-de ser todos feitos da mesma maneira?
Parecem todos feitos pela mesma gente e no mesmo sítio.
Não há imaginação que os torne mais apelativos?
A mim parece-me claro que, tal como são feitos, são caros, devem mesmo sair bastante caros, e são muito pouco interessantes.
Em tempo de "apertar cinto" não seria inteligente poupar nos meios e melhorar o conteúdo?
Todos procuram ter uma apresentação de luxo sem se importarem em ter uma informação e uma propaganda de qualidade.
Isto para já não falar na imbecilidade e desonestidade de certas propostas.
Aliás, as promessas fantasiosas parecem ser a imagem de marca da maioria dos que me foi dado ver e comparar.
Começa a não haver pachorra para certas coisas.
Um pouco de criatividade melhoraria o produto e sairia mais em conta.

Anónimo disse...

Completamente de acordo.
Estes programas são insulto à inteligência das pessoas que sabem pensar e são pouco instrutivos para as pessoas que pensam pouco.
Enfim... São de uma inutilidade total.