sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Balanço e Reflexão

Há uma anedota que persegue Tales de Mileto. Perante a insistência da mãe para que se casasse de uma vez por todas, Tales, ao que parece teria respondido durante anos, obstinadamente: “Ainda não chegou o momento”, até que, por fim, certo dia pôde responder: “Agora o momento já passou”.
Quando lerem estas linhas faltarão poucas horas para que termine a campanha eleitoral e se entre em reflexão. Este é o momento! Este é o momento de cada um ponderar a sua escolha tendo em conta as propostas dos candidatos, o seu perfil ou o que entenderem escolher como motivo! É um momento de reflexão e de ponderação interior.
A campanha começou tranquila mas acabou por aumentar a intensidade à medida que os dias avançavam. Mas chegados a este ponto devemos refletir sem ruídos de fundo.
A Tales de Mileto foi atribuída a máxima “Conhece-te a ti mesmo”, por ter mostrado que o conhecimento do próprio eu, dos pontos fortes e das suas debilidades pode ajudar a encontrar soluções. “Conhece-te a ti mesmo, és único. Só tu estás em condições de te conhecer e de decidir por que caminhos queres avançar”.
Fica assim a mensagem do DeCampoMaior, que com a ajuda de Tales de Mileto, deseja uma boa reflexão a todos os eleitores.


2 comentários:

Anónimo disse...

Jack:
Não tome as palavras que seguem como "jactância intelectualóide" ou algo que se pareça.
Compreendo e apoio o conteúdo e a intenção deste seu texto.
Mas, porque entendo que o conhecimento deve ser objecto de troca constante, permita que lhe diga o seguinte:
- A inscrição "Conhece-te a ti mesmo", estava inscrita no frontespício do templo de Apolo em Delfos. Sendo Apolo o paradigma da verdadeira "Sofia", a frase tornou-se princípio orientador de uma certa maneira de entender o caminho para a sabedoria. Entre eles, e por razões óbvias, Sócrates, tomou-a como princípio básico e estruturante da sua atitude e do seu pensamento.
Perdoe a aparente prosápia mas, garanto-lhe que foi por modesta e boa intenção.

Jack The Ripper disse...


caro Anónimo,

Conheço a história da inscrição, adaptei aos tempos que correm e o tema que nos ocupa.

Volte sempre