quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Algumas sombras de Grey!

Não, não se trata do quarto livro. A série é só mesmo uma trilogia onde as “Cinquenta Sombras de Grey” são o primeiro dos três livros. A obra é da autoria de Erika Leonard James, é ambientada em Seattle e para além de descrever uma relação entre uma estudante universitária e um milionário, introduz o leitor no mundo do sadismo, do masoquismo e do bondage. Tornou-se um best seller que toda a gente comentou…discretamente! 
Menos discreto mas igualmente sombrio tem sido o caso das piscinas. Esta semana o Diário de Notícias deu o Complexo das Piscinas como um exemplo de mais uma parceria público privada com fins nefastos para o erário público. O mesmo jornal coloca-nos ao lado de Oeiras como um exemplo no mínimo caricato. Na edição do jornal pode ler-se: “Inaugurada a 28 de junho de 2009, a quatro meses das eleições autárquicas desse ano, o Complexo das Piscinas Municipais de Campo Maior, foi encerrado de imediato. Afinal, a obra não estava em condições para ser utilizada e só em abril de 2011 ficou finalmente pronta para ser utilizada pela população. Mas este é apenas o lado caricato de mais uma parceria público-privada, desta feita no Alentejo, que tem estado sob o olhar atento do Tribunal de Contas. A construção foi adjudicada e concretizada pelo valor de 3,4 milhões de euros, o total de empréstimos contraídos para fazer face ao negócio envolveu o montante de 4,5 milhões de euros, o município apenas transferiu para a parceira Campiscinas 932 mil euros dos 2,1 milhões contratados, a empresa municipal Campomayor (formada para fazer a parceria) não pagou qualquer renda aos privados e a câmara não tem dinheiro para pagar o que deve.” Números absolutamente pornográficos e sombrios à moda de Grey.
Pode ler-se mais “O imbróglio ainda não se fica por aqui: por sua vez, a Campiscinas (detida em 49% pela Campomayor e 51% por privados, destacando-se aqui a construtora Manuel Rodrigues Gouveia com 37% do capital) não tem pago o empréstimo contraído na Caixa Geral de Depósitos e em Janeiro, o Tribunal de Contas, não visou  proposta de resolução da parceria, salientando as mais variadas violações de todo o processo. A história promete seguir dentro de meses num tribunal administrativo perto de Campo Maior”.
Existem muitas sombras neste processo que convinham ser clarificadas. Não sei se serão Cinquenta sombras mas a história deveria ser bem contada. Por agora o que parece certo é que o município está amarrado aos encargos financeiros…e quando digo amarrado não falo de bondage!

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem Jack! Chapeau!

E, para que conste: Isto não é tomar partido. É assumir a responsabilidade cívica de denunciar quem, despudoradamente,nos rouba a todos nós.
Desculpe-me a grosseria, mas falta apenas "pôr os nomes aos bois" (salvo seja), mas eles estão bem expressos no documento do Tribunal de Contas e em documentos apresentados na Assembleia Municipal de Campo Maior. Os campomaiorenses deviam interessar-se por conhecer os nomes e os rostos dos que andaram anos a cavar as suas fortunas há custa do que resulta do esforço de cada um de nós.
Infelizmente a Justiça neste país é lenta porque é coxa de uma perna e é deficiente visual por que vê só com um olho e mesmo esse sofre de miopia.
Alguém, não recordo onde, escreveu há pouco tempo que, se não houvesse corrupção, o nosso país seria um dos mais prósperos da Europa.

Anónimo disse...

Uma síntese do acórdão do Tribunal de Contas sobre a recusa do visto e uma lista dos protagonistas de todo este imbróglio em:

http://ps-am-cm.blogspot.pt/2013/05/documentos-apresentados-na-sessao-de.html

Anónimo disse...

Porque será que agora vêm com esta lenga lenga, estão tão nervosos porque estão a ver que a eleição está difícil o povo é sereno e sabe bem separar o trigo do joio.

Anónimo disse...

Será porque agora é que é a altura de o povo saber onde está o joio e onde está o trigo?

Anónimo disse...

Nervoso andas tu.Com que então lenga-lenga, não ?? Pois para vocês tudo o que é "porcaria" é lenga lenga, tal como é lenga lenga a venda da água aos privados e o emprego do filho. O povo em 2009 já começou a separar o trigo do joio, e agora vai acabar com o resto.......