sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Escola for Dummies

Enquanto passa mais uma turba de castanholas e pandeiretas, faço um intervalo na observação da campanha, para ver o ministro Crato a justificar a não obrigatoriedade do Inglês no ensino básico e deixando as escolas, autonomamente, decidir sobre a sua inclusão ou não na oferta escolar.
Alguns poderão estranhar este termo “oferta” mas meditando sobre a palavra autonomia dou comigo a pensar que a escola vai tornar-se cada vez mais numa unidade económica onde os diretores de agrupamento serão diretores comerciais e os professores vendedores de um produto. Estranham estas linhas? Acham que não?
A matemática é simples: mais autonomia, mais liberdade de escolha das escolas, mais os pais olharão os rankings das escolas para ponderarem as suas escolhas. Os agrupamentos tentarão captar mais alunos melhorando a sua oferta. Mais alunos significa mais recursos, mais horas de trabalho e por consequência mais professores naquele agrupamento. Continuam a achar fantasia? Este ano quando visitarem os stands do São Mateus reparem como já há agrupamentos a promoverem-se.
E mesmo que questionem se os exames refletem o que os alunos sabem (já li aqui em comentários) não tenham dúvidas que as escolas terão os seus ratings de acordo com esses resultados. Estranham estas linhas? Acham que não? Já observaram a quantidade crescente de alunos que todos os anos estão dispostos a deixar a escola de Campo Maior para, num desgaste enorme de dinheiro e quilómetros, frequentar o Luso-Britânico de Elvas. Procuram mais preparação e mais segurança.
Por isso não estranhem que um destes dias passe o diretor de agrupamento com um livro de “Marketing for Dummies”,  “Vendas for Dummies” ou ainda, para combater a desmotivação, livros de Coaching ou daqueles mais chamativos “Seja o Mourinho dos Diretores de Agrupamento”.

É a escola – empresa, sejam bem vindos à selva! Sejam bem vindos ao mundo real!  

2 comentários:

Anónimo disse...

Jack, boa noite!

Que lufada de ar fresco na "calmaria" dos tempos eleitorais que correm.
Este seu post está interessante, sim senhor...Interessante perspetiva.
Quanto há ida dos meninos para o colégio em Elvas, era conversa para outros fóruns...Se eu pudesse pagar faria o mesmo, ou não!
Quem tem dinheiro sempre o fez, mas nem sempre na busca de mais qualidade!
O Jack por acaso estudou na escola pública? Se a escola pública pudesse por na "rua" ou excluísse os já excluídos, outro “galo cantaria”, sim senhor.
Ainda bem que não, mas com o andar da carruagem, não sei, não sei...
Os diretores neste momento da "escola de Dummies" só ainda têm o formato de bolso.
Do Mundo real.

Jack The Ripper disse...



Caro Anónimo,

respondendo à sua pergunta: sim. Sou um produto, inteiramente, de escola pública. Universidade incluída.

Gostava é que fosse mais concreto. O seu discurso deixa muito escondido!

Volte sempre e obrigado