quarta-feira, 29 de maio de 2013

Paris bem merece uma missa!

Uma frase dita pelo primeiro dos Bourbons que governou em França. Henrique IV foi um rei bastante popular entre os seus súbditos e proferiu esta frase quando, para conseguir o apoio para ser rei, se converteu ao catolicismo.
Por vezes há decisões que tem que ser tomadas, mesmo que difíceis, desde que com isso se alcancem objectivos maiores. Henrique IV mudou a sua tática, tal como um treinador de futebol coloca um jogador no banco em troca de outro que crie desequilíbrios. E mesmo que o primeiro amue deve o treinador manter a sua decisão firme não cedendo a pressões. Deve haver pessoas para os lugares e não lugares para as pessoas.
Foi, por isso, bom saber que os nossos ministros estão a mudar a tática. Timidamente, é certo, mas a concretização de um conjunto de medidas de incentivo ao investimento são uma boa notícia. A saber: as empresas vão poder deduzir 20% do investimento, até um máximo de 70% da colecta, crédito máximo de um milhão a investimentos realizados entre 1 de junho e 31 de dezembro de 2013 e redução potencial do IRC podendo a taxa efetiva passar para os 7,5%.
E também na Caixa Geral de Depósitos se promete mexidas para mudar a tática. O governo muda a gestão para reforçar o papel da Caixa Geral de Depósitos na recuperação da economia.
Vamos esperar que estas medidas tragam melhorias…isso sim valeria uma missa!

Sem comentários: