quarta-feira, 8 de maio de 2013

Não tenho tema…ou talvez seja o de sempre…


Hoje é daqueles dias que me apetece escrever mas não tenho tema. Ou talvez tenha alguns temas mas não me apetece escrever sobre eles.
Não me apetece escrever sobre o êxito da emissão da dívida, para regozijo de quem acha que Portugal estará de volta aos mercados em junho de 2014, quando vejo alguns amigos meus professores assombrados pela possibilidade de ficarem sem emprego. Estamos já nos 20%. Mark Twain sempre foi um grande criador de frases que tinham uma fina ironia. Disse ele uma vez que há três tipos de mentiras: inocentes, maldosas e estatísticas. Onde está a ironia nesta estatística? É que o valor até pode ser mais alto.
Podia falar também da política local prestes a aquecer com mais uma acesa luta pela cadeira camarária. Ainda não há listas mas alguns nomes vão surgindo aos meus ouvidos. Konrad Adenauer adaptou a frase de Twain também com ironia: há inimigos, ferozes inimigos e companheiros de partido.
Espero que se discuta, vivamente, as necessidades e dificuldades do concelho. Que se proponham soluções e que seja com base nestas soluções que as pessoas decidam. Que a discussão não se centre no tema de sempre, mesmo que a alguns, isso lhes interesse e tentem fazer disso o “Tema” da discussão. Não, hoje não tenho tema…ou talvez seja o de sempre!

2 comentários:

Ninguém, se nem tu, meu bom Telmo, me reconheces! disse...

Compreendo perfeitamente a sua desilusão!
Quem é não está triste com o país que temos? Será que não merecemos viver num país de gente séria e cumpridora da sua palavra? Por que motivo constantemente damos razão aos que nos desprezam? Falo do pessoal do Norte e Centro da Europa! Mas a culpa é maioritariamente nossa! Desenganem-se os detratores!
Sabemos que este Portugal está doente, envelhecido, penhorado, desesperado e...
Não é um lugar para velhos (são um autêntico empecilho para as contas estatais!), para novos (sem futuro!) e para o resto (uns, o subsidio acaba-se e outros sem emprego!). Ah! Para os que estudaram, mesmo para esses "bandidos" da Função Pública, parece que foi tudo em vão!
O discurso atual é banal mas eficaz: a culpa é sempre do pessoal da FP, como se tivessem sido esses os responsáveis pelas PPP, operações SWAP, BPN, BPP, Carris, Metro de Lisboa e Porto,etc. Quem não pertence à FP acha tudo sempre bem e a narrativa é vazia de conteúdo e irreal. Fazer mais com menos é um lema lindo mas será mesmo assim? Lembro-me do tempo em que uma sardinha alimentava vários portugueses, será a isso que se refere a expressão? Um avião com um motor apenas a funcionar será sinal de segurança?
Uma operação policial com 2 gurdas é igual a uma com vinte? Mesmo que esses dois estejam munidos de bazucas, granadas e outro material?
Falam-me de Educação, de cortes e de outras trapalhadas. Aquilo que vejo é uma escola pouco apelativa, em que vai acabando com a arte, a cultura em detrimento da poupança. Não quero falar de professores, merecerão assim tanta paulada? Sabemos que os assistentes operacionais serão os primeiros a serem acompanhados até à porta de saida. E como funcionarão as escolas e outras instituições? Sem pessoal auxiliar e professores...
E a Saúde? Com centros de saúde e extensões a fechar cada vez mais cedo, agregação de serviços e o corte no transporte?
E o setor privado? Irá florescer e rebocar o País para a prosperidade? Que futuro para a nossa Delta e todos os seus colaboradores? O que aconteceria a muitos se tivessem que se faze rà vida fora dos limites do nosso concelho? Se passasem para o regime de mobilidade forçada? Num interior quase desértico, que futuro para todos nós?
e ainda há aqueles que se preocupam com a eleições para a Câmara, qualquer dia, perguntamos: que Câmara?
Como vê, na falta de tema a conversa é sempre a mesma!

Cipriano Baldomeiro disse...

De facto, e transportando o assunto para um nível local, pergunta-se : que Câmara ?? Todos os anos as transferências do governo central para o município de Campo maior sofrem cortes, que em 3 anos já vai em cerca de 700.000 €. Que se pode fazer com isto?? Eu fico surpreendido com o que o actual Presidente conseguiu fazer nestes 3 anos, mas após ver o mapa dos financiamentos conseguidos,já compreendo.Em 12 milhões de investimento conseguiu financiamento para 10. É obra não?