segunda-feira, 13 de maio de 2013

As Rotundas da Vida


E pronto…lá foi inaugurada a rotunda da Fonte Nova numa cerimónia simples. Já ouvi opiniões estéticas contraditórias sobre o monumento mas, como se sabe, sobre gostos não há nada escrito e cada um tem o seu. No DeCampoMaior destacarei como positivo o agradecimento aos funcionários da câmara.
Mas, as rotundas de que vos falo não são as das estradas mas sim aquelas que são colocadas nos caminhos da vida. Uma das coisas mais gratificantes neste tempo em que escrevo o blogue foi descobrir pessoas que andam muito longe De Campo Maior mas que nunca esqueceram as suas origens e falam da sua terra com saudade.
A última destas pessoas foi Vanda Marçal que descobri na Holanda. Para que nos situemos, e pela sua própria descrição, a Vanda é sobrinha do escritor Hugo Santos, natural desta vila e filha da irmã, do referido escritor, Teresa. O pai era o Prof. Marçal, jornalista em Elvas para onde a família de Vanda se mudou. Mesmo assim passou muito tempo de férias de Verão na rua João Rosado com a sua avó, Ausenda. E foram precisamente estes tempos que, numa amena conversa, recordou: as noites da avenida, na dicoteca Perinuga e numa outra discoteca “na avenida do hospital” (com certeza o Estúdio Delta). Sobre as noites de verão na avenida, diz Vanda, que sempre tiveram um encanto que não encontrou em mais parte nenhuma. Também recordou, um pormenor delicioso da infância, as visitas às contrabandistas onde comprava uns martelos de açúcar vermelhos. Contrabando de saudade esta nossa conversa!
Muito mais tarde trocou as terras baixas da planície alentejana pelas terras baixas dos diques holandeses. Mas mesmo assim, recorda esta nossa terra, com grande nostalgia. Grande orgulho ser De Campo Maior!

5 comentários:

Anónimo disse...

Esse agradecimento será sentido? Depois de atacado uma funcionária anteriormente, agora passa-lhes a mão pelo pêlo!
Eu gosto da rotunda, enche-me de orgulho ver o nosso símbolo à entrada da vila!
Agora só falta recuperar as muralhas para a nossa vila ficar completamente apresentável.
E dessa menina, recordo-me bem dela, boa moça.

Anónimo disse...

Eu concordo com as rotundas, Campo Maior fica mais bela!

Siripipi-Alentejano disse...

A entrada da Vila deveria de ter sido objecto de um Concurso de Ideias como é habitual ser feito na maioria dos Municípios. Na verdade é um espaço especial e como porta de entrada poderia ter um outro Monumento. Permitam-me que aborde um tema que, no meu entender, seria o idial para aquele local. Portugal viveu desde o início da década de sessenta até Abril de 1974 a guerra do Ultramar. Os nossos jovens (milhares e milhares) foram obrigados a lutar contra os legitimos donos, perdendo-se milhares de vidas e surgiram também centenas de Mutilaos ou vitimas do stress. Quantos Campomaiorenses lutaram, morreram ou ainda estão sofrendo! O nosso Município ainda não tomou a iniciativa de homenagear esses Homens erigindo-lhe um Monumento que os perpectuasse no fúturo e era esse o espaço ideal para o fazerem, tal como Elvas e Portalegre o fizeram.

Mestre Pandemónio disse...

Caro Siripipi, se metessem lá um monumento alusivo ao Ultramar, o senhor criticaria na mesma e diria que o melhor seria pôr-se um brasão. A sua conversa gira em torno da crítica pouco construtiva, com a intenção de derrubar. Mas, fica a ideia. Ainda há muita coisa para inaugurar. Mais lhe digo: mude o nome para Bláblá-Alentejano. Ao menos, é um nome que encaixa no seu perfil de falar muito e acertar pouco.

Caso não saiba(m), o Monumento foi elaborado por um trabalhador da Câmara. Está uma verdadeira obra de arte. Mais digo, que foi uma homenagem aos trabalhadores da Câmara, conforme indica a placa, ou seja, não se recorreu ao nome de ninguém ilustre.
Além disso, o melhor reconhecimento aos heróis do Ultramar deveria partir do próprio Estado, o que não acontece. É muito bonito inaugura-se um monumento em honra de quem batalhou no Ultramar mas, muitos deles estão a passar dificuldades, sem nenhum reconhecimento do Estado. Abra os horizontes, meu caro!

Anónimo disse...

Este siripipi é mesmo um espírito de contradição impressionante, oh siripipi , vá dar banho ao cão...Não percebeu que o que ali estamos a homenegear é Campo maior ???