segunda-feira, 20 de maio de 2013

Alguém viu a Eurovisão?


Quando, há muito tempo, o festival da Eurovisão era um acontecimento, um tema de conversa recorrente quando chegava a parte das pontuações era os arranjos entre os países. Havia sempre a tendência para politizar os pontos trocados. Sempre quis acreditar que se votava a melhor canção e por isso não ligava ao tema.
Na França, François Hollande vai avançar com um programa para fomentar o emprego jovem. Chamou-lhe New Deal, tal como o programa de Roosevelt que retirou os Estados Unidos da grande depressão de 1929. Não tem a mesma dimensão mas é bom que na Europa se comece a falar de emprego pois é o grande problema que tem que enfrentar.
O crescimento e o emprego devem estar na agenda de todos os países, devem por isso, coordenar políticas e remar todos no mesmo sentido.
Por isso, achei muito mau as notícias que chegam de Inglaterra onde David Cameron tem dúvidas sobre a continuidade da Inglaterra na União e pretende fazer um referendo sobre o tema. Nick Clegg, o outro membro da coligação do governo, já veio a terreiro afirmar que a saída da União “seria um erro calamitoso, porque nos tornaria mais pobres e poria em risco milhões de empregos”. A ideia é haver coordenação de políticas e não dúvidas existenciais. Mas pronto, se quiserem fazer o referendo estão no seu direito. Agora o que não está bem é mandarem a Bonnie Tyler a cantar a canção inglesa na Eurovisão. Querem ver que afinal o festival é mesmo só política? Querem ver que estão a mandar a mensagem que não querem saber da Europa? A sorte é que já ninguém vê o festival da Eurovisão!

2 comentários:

Anónimo disse...

A Eurovisão não deve ter sido vista por muita gente...tal como muitos parecem não se ter apercebido que três escolas de negócios portuguesas mereceram destaque no ranking do Financial Times.

Jack The Ripper disse...


Caro Anónimo,

Como diz, e bem, não posso publicar o seu comentário mas digo-lhe que concordo consigo em 100%!