segunda-feira, 29 de abril de 2013

Em Maio tudo emparelha


Dizem os antigos cá desta terra que em Maio tudo emparelha. É curiosa esta expressão. Mais uma da nossa terra, mais uma que sempre ouvimos repetida ao longo dos tempos.
Maio deve o seu nome à deusa grega Maya, filha de Zeus, deusa da fecundidade e da energia vital e portanto um símbolo de Primavera.
Sendo assim a expressão até podia ter tido origem nesta fase do ano mas, tem em Campo Maior, um significado mais amplo, até porque aqui a Primavera dura menos que os três dias do Carnaval.
A expressão é usada para designar o restabelecimento do equilíbrio das coisas, como se o Universo caótico, tivesse em Maio, em Campo Maior, encontrado a sua ordem natural. Como se de o Bosão de Higgs se tratasse mas De Campo Maior!
Sendo assim, é com agradável surpresa que vejo os políticos com um discurso onde prometem colocar o crescimento no topo das agendas. Vamos ver se a economia começa a emparelhar.
Mas Maio pode trazer, a nível local, a apresentação de algumas listas candidatas à câmara. Talvez as da oposição, talvez depois de alguns processos terminarem. Em Maio tudo emparelha! Já agora, gostaria de sugerir às futuras candidatas a vereadora da Cultura, que façam registo destas expressões “dos antigos”. O Museu Aberto deveria não só ter no seu espólio materiais tangíveis mas também o registo da memória coletiva em suportes multimédia. Venha Maio…e que tudo emparelhe! 

6 comentários:

Anónimo disse...


Que bom acreditar Jack,vê-se que é um "Homen" de fé.
Não acredito! Não acredito quando no 25 de abril dia da liberdade,o dia de todos os dias...aconteçam coisas, e cito a expressão genuina e autêntica de um povo que eu vi " com estes olhos que a terra há-de comer",o Mercedes da autarquia atrás da banda e nela um personagem do nosso ilustríssimo elenco camarario.
Estamos em austeridade?Quem? Aonde?
Parafraseando Camões:
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Expliquem-me por favor pois a minha idade é já avançada e não consigo compreender ...Num "cochicho" de uma vila como esta havia necessidade de se deslocarem num mercedes dentro da vila??7
Caríssimos na Dinamarca país que já visitei os deputados vão para o parlamento de bibicleta.
Aqui todos querem ser reis,mas esquecem-se que quem usa a coroa é N.S.da Conceição.
Não me venham com politiquices o anterior elenco fazia o mesmo.
Onde estão as diferenças?
Aqui fica na integra o poema de Camões:
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.

Homem de Fé disse...

Caro anónimo, pode ter toda a razão. Podem-se fazer pequenos gestos para minimizar os custos e, acima de tudo (e que é esquecido), preservar-se o meio ambiente. Poderá ser uma pessoa de idade mas, não lhe doeu o coração quando se gastaram rios de dinheiro na altura das janelas de S. João (em que vigorava o anterior executivo), que vinham ranchos de outras terras a comerem à borla? Não lhe doeu (e deve continuar a doer-lhe) quando se gastam rios de dinheiro para pagar e manter as piscinas cobertas? O mais bonito é que há pessoas que têm saudades desses tempos, tempos em que se metia uma fonte no terreiro, outra no largo da Biblioteca... Bem, vou parar de escrever. Já tenho o coração a mil e já não tenho 20 anos.
Deixemo-nos de banalidades e de hipocrisias e olhemos para aquilo que realmente interessa. Votem conscientemente e não nos ladrões de sempre!

Marmanjo Livre disse...

Se fosse só as Varandas... então e as Piscinas, os almoços,o negócio das águas, os empregos para os filhos,a hostilização a quem não estava com ele- eu próprio senti na pele -,o modo como se apoderou do poder, etc. etc. Campo Maior não pode nunca mais ser governado por gente desta, que em vez de usarem o poder como forma de dinamizar e criar bem estar à população, dá a sensação que se servem dele só para hostilizar outros.Por isso digo: RP 3221 JB 248.Só da minha familia são 54 !!

Anónimo disse...

Completamente de acordo com os dois comentários anteriores, o Sr. anterior Presidente já não tem nada que fazer no poder autárquico,já devia ter percebido que é persona non grata para a esmagadora maioria dos campomaiorenses, e só alguns fieis escudeiros estão com ele , não por ele, mas por ódio a outros..Da minha família e amigos posso garantir mais 200....

Anónimo disse...



Isto dos blogues é tramado!
Penso que aqueles que responderam ao comentário das 13:21, não perceberam...o que pode estar de uma forma genérica subjacente a determinadas questões. Não olham e não veem com olhos de ver.
Vai tudo bater ao mesmo. Os senhores podem e devem votar onde quiserem, para isso estamos em democracia, graças a quem lutou por ela.
Explico:
Em Portugal o combate à Ditadura fascista foi marcado por três atos eleitorais, três campanhas que com toda a contingência abalaram o Regime: a candidatura de Norton de Matos em 1949, a Candidatura de Humberto Delgado em 1958, congregando a desistência de Arlindo Vicente e dando voz ao descontentamento popular e as eleições de 1973, que só consideraram um milhão e oitocentos mil recenseados, fazendo assim crivo ao desejo de voto de muitos Portugueses. Esses momentos abriram caminho para um desejo legítimo de escolha. Sabemos que muitos, por cá e pelo resto do mundo, pagaram com a sua integridade física e com a sua vida por esta reivindicação.”
Subentende-se algumas vês no meu comentário que eu estava ou estou de acordo com o despesismo anterior? Só se comentou um fato. Atual!
Bem não vale a pena! Ainda temos um grande caminho a percorrer como "povo" há falta de muita maturidade inteletual.
Aconselho vivamente a que leiam a alegoria da caverna de Platão.

Um bom dia do trabalhador e parabéns ao Jack pelo post de hoje.Muito bom como sempre.

Anónimo disse...

Li a "Alegoria da caverna", de Platão e vejo no anónimo das 13:21 um autêntico homem das cavernas. Uma pessoa que salienta o Mercedes e não salienta os casos gordos é hipócrita! É como aqueles que criticam o capitalismo e andam a barquear-se de Mercedes. Arrecolha-se!