sexta-feira, 5 de abril de 2013

A minha “Aldeia”


Este era o post que devia ter sido depois da Páscoa. As águas não permitiram e agora que acalmaram aqui está ele. Acabou por calhar bem esta troca porque o tema da Enxara mostrou algum desânimo nas pessoas, a julgar pelos comentários que ouvi. Alguns desses comentários até surgiram, aqui mesmo, no blogue. Por isso, este post de hoje tem uma mensagem positiva e uma dedicatória especial. É dedicado ao Xavier Golaio, um rapaz de 15 anos, com as ideias mais arrumadas que muitos e muitas aos 30 ou 40. Em conversa no chat disse-me que era leitor habitual do DeCampoMaior sabendo até as horas a que costumo publicar. Agradeço-lhe por isso.
O post é dedicado ao Xavier mas decerto que haverá mais por ai. Afinal é esta a fibra das gentes De Campo Maior. É esta a fibra da minha “aldeia” de António Gedeão.

A minha Aldeia

Minha aldeia é todo o mundo.
Todo o mundo me pertence.
Aqui me encontro e confundo
com gente de todo o mundo
que a todo o mundo pertence.

Bate o sol na minha aldeia
com várias inclinações.
Angulo novo, nova ideia;
outros graus, outras razões.
Que os homens da minha aldeia
são centenas de milhões.

Os homens da minha aldeia
divergem por natureza.
O mesmo sonho os separa,
a mesma fria certeza
os afasta e desampara,
rumorejante seara
onde se odeia em beleza.

Os homens da minha aldeia
formigam raivosamente
com os pés colados ao chão.
Nessa prisão permanente
cada qual é seu irmão.
Valência de fora e dentro
ligam tudo ao mesmo centro
numa inquebrável cadeia.
Longas raízes que imergem,
todos os homens convergem
no centro da minha aldeia.

Sem comentários: