quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O Espírito da Economia


Têm sido, os últimos posts, feitos de alguma espiritualidade e se é verdade que todo o homem tem o seu espírito, antes de falarmos dele, temos que lhe dar de comer e um tecto onde viver. Sendo assim vou dar hoje conta de dois acontecimentos de Economia que, se é certo, poderão não ser importantes no curto prazo poderão ser benéficos a médio.
O primeiro é o acordo entre os Estados Unidos e a União Europeia para a concretização da maior zona de comércio livre do mundo. As previsões mostram que o PIB Europeu pode crescer 0,5% e o norte-americano 0,4%. Este acordo confirma a necessidade de EUA e Europa reverem o seu compromisso com o emprego e com o crescimento económico e, mais do que isso, de reafirmar as suas realidades civilizacionais.
Por outro lado, ainda em estudo, promete-se retirar da gaveta a taxa Tobin, batizada com outro nome – Tributação das Transações Financeiras. Esta taxa teria como alvo a tributação de transações financeiras de ações, obrigações e derivados. O objectivo é simples: com as transações taxadas iria ser onerado o seu custo e haveria um incentivo a diminuir a volatilidade dos mercados que tanto nos têm castigado.
James Tobin, Nobel da Economia em 1981, e um dos mais proeminentes representantes da escola keynesiana, propôs que fosse criada uma taxa que onerasse as transações financeiras e que essa receita revertesse para os países do terceiro mundo. Esta proposta ficou conhecida como taxa Tobin sendo nela que está baseada a nova Tributação das Transações Financeiras. Note-se que apesar de terem o mesmo princípio tem objectivos distintos…é muitas vezes esse o Espírito da Economia!

Sem comentários: