quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

As Sandálias do Pescador


Inesperado, tal como um raio num céu sereno, foi a notícia da renúncia de Bento XVI como sumo pontífice da igreja católica. Para muitos foi um ato de coragem assumir não ser capaz, fisicamente, de afrontar as exigências da função.
Esta renúncia lança, desde logo, a polémica sobre o perfil do novo Papa e coloca em cima da mesa os temas que geram discussão no seio da igreja. Deve o novo Papa abrir o sacerdócio a homens casados? E a mulheres? Mudará a posição da igreja sobre a homossexualidade? E o uso do preservativo?
Em 1963, o escritor Morris West colocou o tema da renovação da igreja com o seu livro “As Sandálias do Pescador”. Nele é eleito, em plena guerra fria, um Papa com origem num país de leste que lança as bases para profundas reformas no seio da igreja católica.
Em Campo Maior, os temas de discussão poderão ser outros mas também se assiste a uma crise na igreja católica. Há cada vez menos casamentos e cada vez menos gente a assistir a missas. O transporte de imagens santas, em procissões, por carrinhas causa sempre impressão, mas a verdade é que não há quem as carregue fruto do afastamento das pessoas da igreja católica.
No fundo a discussão é só uma: o Homem deixou de ter necessidades espirituais? O crescimento de outras seitas e religiões indica o contrário mas o Homem é também cada vez menos espiritual e mais material, mais tecnológico e dispensa a missa a não ser que seja distribuída numa aplicação do IPhone. É neste cenário que se procura um “pescador” que saiba usar as “sandálias”!

Sem comentários: