sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Os Donos da Bola


Quando se jogava futebol na infância a vontade era ditada pelo dono da bola. Este decidia quem jogava e quem não e impunha as regras do jogo. Quando se chega a adulto estes rituais prevalecem mudando a sua forma. Agora os “donos da bola” impõem a sua vontade sobre uma área que consideram sua e intocável, sendo até crime maior, opinar sobre o tema. Mas há sempre quem opine…
Ao longo da história, surge sempre alguém que parece questionar tudo, através das suas explicações, teses e sistemas filosóficos. Martim Heidegger conta-se entre eles. As suas ideias iriam influenciar de forma duradoura o pensamento do século XX, sobretudo porque associou de forma especial a questão do conhecimento à da existência do homem.
O que posso saber? O que posso descobrir? Estas perguntas ocupam a filosofia desde a sua origem. O conhecimento não leva apenas do raminho ao ramo, mas conduz a um bosque inteiro de árvores de desconcertante ramagem.
O homem e a sua existência constituem um tema recorrente na filosofia. O que sabemos realmente acerca do nosso ser? Immanuel Kant chegou à conclusão de que os homens nunca podem alcançar um conhecimento pleno a esse respeito, mas graças à razão, podem trazer alguma luz para o meio da escuridão. Em contrapartida para Martin Heidegger, a razão não era um meio eficaz para vir a conhecer os mistérios do ser. Apenas o conhecimento do nada poderia ao homem abrir o caminho para o saber.
E do nada parece surgir mais uma Feira do Livro da Escola Secundária De Campo Maior. Apesar de as obras não terem permitido que a Escola disponibilizasse um espaço melhor que um fundo de corredor. Apesar de os livros terem este tratamento num local que deveria ser um templo de conhecimento…do nada o homem abrirá o caminho para o saber! Por isso não deixem de visitar a Feira do Livro da Escola Secundária De Campo Maior!

2 comentários:

Jack The Ripper disse...


Maximo Gorki, continua a atirar e levantar suspeitas sobre quem não tem nada a ver com o blogue.

É pena pois a discussão estava animada.

Anónimo disse...

Estimado Jack
Devo felicitá-lo pelo eufemismo que encontrou para se referir ao buraco reservado para a Feira do Livro. Espanta-me como a organização da Feira do Livro aceitou organizar tal evento em tal buraco. Perdão! Em tal fundo de corredor!

Com estima.