quarta-feira, 3 de outubro de 2012

"Yes Men" ou como se diz por cá "Os Lembitas"!


Não gosto de reedições mas resolvi publicar de novo um post sobre uma temática sempre atual.

É uma espécie de indivíduos que faz parte da fauna de qualquer ecossistema. Seja na empresa privada, seja no organismo público ou até em pequenas associações e partidos políticos é possível encontrar o indívíduo que está sempre disposto a agradar ao "chefe" concordando com as suas ideias não as criticando construtivamente de forma a dar outra perspectiva. Os ingleses chamaram-lhe os "Yes Men" ou traduzindo os "Homens Sim" precisamente por dizerem sempre que "Sim" mesmo se ouvem as maiores asneiras. Nós por cá aplicámos o termo "Lembita". Apesar dos termos serem masculinos também existe o sexo feminino nesta espécie de indivíduos. Há quem assegure que esta espécie no feminino é bastante mais perigosa. Estes indivíduos podem apresentar-se de várias formas e sofisticação. Há por exemplo aqueles ou aquelas que são apoiantes do chefe de circunstância. É a espécie mais natural dos organismos públicos. Há eleições, o chefe, o presidente ou vereador muda e eles mudam também como o vento, chegando mesmo a dizer baixinho, quando o outro se despede: "Eu nunca gostei dele!".
Na empresa privada, normalmente o Lembita apresenta-se de uma outra forma. Como o chefe não muda a sua acção visa "engraxar" o chefe o mais possível e ir deitando abaixo outros colegas e outros candidatos a Lembitas.
Infelizmente os "Yes Men" ou "Lembitas" não são uma espécie em vias de extinção. Chefes e patrões mais atentos podem detectá-los e repudiá-los, no entanto, nestas circunstâncias esta espécie aumenta o grau de sofisticação e adapta-se às novas situações. Charles Darwin ficaria orgulhoso de verificar que a sua teoria é comprovada, no seu máximo esplendor, com esta espécie.
Se vir algum desta espécie não os ignore, mantenha-se atento, mas por favor não se transforme num deles!


2 comentários:

Anónimo disse...

Eu teria um pouco mais de atenção, naõ só às repetições, mas também à prosa que não conhecia.
"OS L(e)AMBITAS", não se procuram, mas existem onde menos se espeeram, incluindo os blogs. Tenha cuidaddo, Jack the Ripper, a sua cultura parece-me sólida, mas o tema escolhido e repetido levanta-me sérias dúvidas, sobre a opurtunidadde ou não? Tenha cuidado!

Jack The Ripper disse...



I am an Angel on Devil's shoes!