quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Reestruturar ou não a dívida…eis a questão!


Para além das palavras do título, inspiradas na famosa frase de Shakespeare na sua obra de Hamlet, está uma discussão que cada vez mais é provável e que começa a ser equacionada para o pagamento da dívida pública Portugal.
Há vários cenários e divisão de opiniões. Pode ser diminuindo juros, aumentando prazo de reembolso ou até mesmo que a dívida seja paga parcialmente. Há vantagens e inconvenientes em todos eles mas o que é preocupante, e na minha opinião, devia nortear a decisão é ter um nível de juros que esteja abaixo da taxa de crescimento da economia. Se não se conseguir que a economia cresça acima da taxa nominal de juro não haverá condições para reembolsar seja aquilo que seja. Para isto também contribuiria a chamada “renegociação honrada” isto é a renegociação para prazos muito longos da dívida, por vezes até em dezenas de anos. Não se confunda reestruturar a dívida ou perdão da dívida com o “não pagamos” islandês. Isso é outra história que não está aqui considerada.
Por curiosidade lembro que isto de perdoar dívidas não é novo, e um dos países a quem foi perdoada a dívida a seguir às duas guerras mundiais foi…a Alemanha!

1 comentário:

Anónimo disse...

reestruturar a dívida não é o que parece...

Cumprimentos,
PG