sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Fêra d'Elvas


Mais uma vez agradeço ao Dr. Francisco Galego um texto publicado no “Região em Notícias de Campo Maior”, neste caso sobre a Feira de São Mateus. Vou tentar “remasterizá-lo” e apresentá-lo aqui.
 O texto retrata a vivência De Campo Maior por altura desta feira em tempos idos, sem dúvida mais um exemplo dos nossos traços distintivos, mais um exemplo de campomaioralidade.
A distinção começa logo no nome, para as terras das redondezas é a feira de São Mateus, para os campomaiorenses é a Feira de Elvas…desculpem…a Fêra d’Elvas.
Este evento fazia parte dos hábitos e tradições deste povo, e até nos contratos entre trabalhadores “acomodados” e os lavradores entram como “folga” obrigatória três dias pelo S. Mateus. Foram sem dúvida os campomaiorenses que deram muito brilho àquela festa seja pelos típicos carros que em caravana marcham ao longo da fila da estrada seja pelo som das pandeiretas. Quando no recinto há “balhes” é ouvir as saias de uma toada arrastada e sempre igual .
Fera d’ Elvas, Fera d’Elvas
Fera d’ Elvas da cidade
Quem me dera estar balhando
No Senhor da Piedade
Hoje, a Feira de Elvas não é a feira desses tempos, é uma feira de chinesices e não há os “balhes” de outrora…mas mesmo assim vale a pena ir à Fêra d’ Elvas…

2 comentários:

Anónimo disse...

" Fera d’ Elvas, Fera d’Elvas
Fera d’ Elvas da cidade
Quem me dera estar balhando
No Senhor da Piedade"

Hoje, a Feira de Elvas não é a feira desses tempos, é uma feira de chinesices e não há os “balhes” de outrora…mas mesmo assim vale a pena ir à Fêra d’ Elvas… "

Cof, cof, cof...

Que falta de originalidade !

Sr. The Ripper, poupe-nos com estas piroseiras da Fêra d'Elvas!

Por outro lado, devo dizer-lhe que sempre me emociona este seu amor aos costumes do nosso povo! Nisso pelo menos estamos de acordo, embora, eu não vá "balhar" para a Fêra d'Elvas...

Cumprimentos

Anónimo disse...

Então, se não vai "balhar" não percebo a sua crítica. Ora... se não balha, presumo que vá ver de chinesices... Cof, cof, cof!