segunda-feira, 24 de setembro de 2012

De Campo Maior, Cravo e Canela!


Nem sempre tenho tempo para leituras romanceadas mas este Verão redescobri Jorge Amado ainda antes de saber que se cumpriam 100 anos do seu nascimento. Tinha o livro Capitães de Areia na prateleira esquecido e foi bastante agradável de ler.
Jorge Amado escreveu sobre o seu Brasil, muitos dizem, metaforicamente, que Jorge Amado inventou o Brasil. Se não o inventou descreveu como ninguém o folclore, as crenças e a sensualidade do Brasil bem como as suas contradições, talvez por ser ele próprio contraditório. Jorge Amado era comunista mas isso não o impedia de ter também o cargo de Obá de Xangô por ser simpatizante do Candoblé uma crença popular brasileira.
Mas como se não bastasse o livro para redescobrir Jorge Amado eis que vejo a SIC a colocar no ar a telenovela “Gabriela, cravo e canela”, uma “remasterização” da novela de 1975-76, na altura pela RTP. Esta novela também foi baseada num romance de Jorge Amado e retrata a vida de uma cidade brasileira, Ilhéus, que vive da produção de cacau.
Seja em livro ou em novela aqui fica a sugestão para descobrir ou redescobrir Jorge Amado. Sinceramente prefiro o livro mas como sei que a crise não está a dar grandes espaços para compras de livros aqui fica uma outra sugestão: porque não se trocam livros em local previamente definido e em hora previamente marcada? Se o facebook serve para tanta coisa porque não para convocar as pessoas para este evento?
Mas pronto se não aceitarem a proposta pelo menos vejam a novela e talvez até encontrem algumas semelhanças entre Ilhéus e Campo Maior! 

2 comentários:

Anónimo disse...

Cuide caro Jack, não seja comparado ao Dr. Mundinho.

Jack The Ripper disse...


Nada disso. O que eu queria ser era o Nacib!