sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Momentos de Lúcifer


Nestes fins de tarde dou comigo, muitas vezes, a vaguear pela vila. Redescubro recantos, sons e pessoas. Gosto particularmente da parte que conhecemos por “Vila Velha”, ou se quiserem desde a avenida até ao castelo. Numa destas vezes parei onde termina a Praça Velha e iniciamos o contorno do castelo. Há ali um ponto de onde se pode admirar a planície, majestosa, imensa, salpicada por algumas poucas árvores. A calma do fim de tarde contrastava com a rapidez de alguém, que num carro, percorria a estrada que rasga a planície em direção a Elvas.
“Você é da câmara?” – interrompeu-me uma voz com um sorriso largo, tão largo como só dois dentes podem dar tal sorriso. Era uma senhora idosa que deve viver na Aldeia de Pastor. “Queria que me visse a água. Está avariada!”. Respondo lacónico “Não trabalho e a câmara já não tem a ver com a água, sinto muito”. “Tem estado muito calor!”disse, exclamando a derradeira frase, antes de dar meia volta ajeitando o lenço de luto. Mas tinha razão. Estes dias tem sido de muito calor. Dizem que é uma frente de ar quente vinda de África à qual chamaram Lúcifer. Mas mesmo com calor é sempre boa altura para redescobrir Campo Maior. Venham um destes dias a estes recantos, redescobrir Campo Maior e talvez também me encontrem por lá!

2 comentários:

Dr. Estranho Amor disse...

Um perturbador relato, Jack, sem dúvida. Ainda tenho a galinha de pele depois de ler tão intrigante relato...

Agora, a pergunta que se coloca é a seguinte: porque obscuro motivo a Senhora o confundiu com alguém da Câmara?

Proponho as seguintes hipóteses:

A) Pelo seu andar robótico e discurso irrealista, qualidades exclusivas de Presidentes de Câmara de pequenas vilas do interior alentejano?

B) Pela sua torrencial virtude de falar muito sem dizer absolutamente nada, característica muito comum a qualquer vereador de Obras Públicas?

C)Pela sua exuberante e farta melena morena, condição obrigatória para ser vereador(a) da cultura?

D) Tentou roubar a reforma da senhora e esta pensou que se tratava de um político?

A resposta talvez só Deus a tenha. Ou o nosso bom velho amigo Lúcifer, quem sabe…


http://www.youtube.com/watch?v=Hnu06XjWPvM

Unknown disse...

Dr. Estranho Amor, acho que vou pedir a ajuda do público para nos ajudar nesta intrigante pergunta. E quem nos poderá ajudar?

A) Um batedor de palmas em comícios?

B) Um fantoche crente que abana a cabeça?

C) Um anónimo escolhido aleatoriamente?

D) Um que tem o 9º ano mas manda como se tivesse o 12º?

http://www.youtube.com/watch?v=4jSQG7RXOYE