segunda-feira, 9 de julho de 2012

A Guerra das Bifanas


Quem é que não conhece as bifanas de Vendas Novas? Pois bem, esta semana o Expresso dá notícia daquilo que se adivinhava mas que agora já é uma realidade. Alguém pegou na ideia e está a comercializar bifanas de Vendas Novas nos centros comerciais qual MacDonalds alentejano. Mais, já há oito marcas registadas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, um dos registos com certificação do produto. A Bifanas de Vendas Novas – Alentejo foi registada no INPI pela Câmara Municipal em Janeiro de 2011, como forma de prevenir adulterações da receita e valorizar o produto como algo original e específico desta cidade alentejana.
Quem é que não conhece as bifanas de Vendas Novas? Quem é que não conhece as Festas de Campo Maior? O exemplo serve para nós. Quanto tempo vamos esperar por registar as Festas como algo específico e típico? É preciso valorizar este produto e conceito e protege-lo de imitações. E como também já foi aqui sugerido é preciso que, anualmente, haja algum evento que coloque as Festas na nossa memória colectiva. Talvez durante a Feira de Agosto de forma a valorizar, também, um evento cada vez mais esquecido. Quem conhece as Festas de Campo Maior?...Todos!

3 comentários:

Anónimo disse...

E...

...ele a dar-lhe e a burra a fugir !

J.Rosinha disse...

Penso que existe alguma má informação , pois a marca "Festas do Povo de Campo Maior" estão registadas.
Está em marcha o processo de "enramação" do Jardim Municipal como as ruas das nossas Festas, por altura da Feira de Agosto, precisamente com o intuito de dinamizar a nossa Feira de Agosto e ao mesmo tempo manter vivo o espírito das nossas Festas.
E já agora aproveito para esclarecer que Elvas apresentou a sua candidatura a Património Mundial , para as suas muralhas, há cerca de dez anos.
Neste momento , todas as verbas oficiais necessárias para a elaboração deste tipo de projetos foram simplesmente anuladas.....
Ainda assim, as Festas de Campo Maior- recente Prémio Eventos do Turismo de Portugal 2011- juntamente com outro evento alentejano que agora não me ocorre, foi selecionada para apresentação de candidadtura a "Salvaguarda Urgente de Património", igualmente da UNESCO-uma espécie de 2ª. Divisão..-.E pode crer que custa também umas dezenas de milhares de euro.Cumprimentos pelo seu blog que continua vivo e onde se nota uma grande vontade de alargar o debate de ideias, mercê de uma exposição das nesmas muito clara e objectiva.Só por isso se mantém , ao contrário de outros que, por manifestarem claramente tendências que chamaria de "extremistas"... ,se perderam no tempo.
Não sei quem é, possívelmente conheço, mas pode crer que aprecio o estilo, que denota de verdade uma personalidade muito forte.
Cumprimentos.

Jack The Ripper disse...

Depois deste comentário do Sr João Rosinha só me resta agradecer as amáveis palavras e a informação trazida a este espaço.

É este o objectivo do blogue: o debate e a informação. Assim vale a pena!