sexta-feira, 29 de junho de 2012

O Polvo


Não sei se os políticos tomam decisões usando um daqueles polvos da moda que acerta nos resultados desportivos. Não sei se tomam decisões usando o fator sorte mas sei que de repente o pior cenário volta em força. A receita fiscal teve uma queda tão grande que o défice está novamente em risco. Agora a escolha está entre mais austeridade ou que o objetivo do défice tenha uma folga.
Para além das considerações numéricas do valor do défice, mais austeridade significa mais desemprego e debaixo de uma simples taxa representativa de quantos procuram emprego e não conseguem encontrar há outros efeitos bem mais trágicos.
Está demonstrado que períodos alargados de desemprego causam a deterioração das competências dos trabalhadores e dificultam a aquisição de novas capacidades. O desempregado de longa duração também sofre uma série de problemas físicos e psicológicos, entre os quais a desmoralização, a apatia e um sentimento de isolamento social.
Vem ai uma cimeira europeia onde se poderá aprovar um pacote de estímulos à economia no valor de 130 mil milhões. Oxalá escolham bem, oxalá o Polvo não se engane!

Sem comentários: