sexta-feira, 18 de maio de 2012

Reinventando as Leis de Newton


Têm sido dias difíceis em toda a Europa. A Grécia ameaça ser, de novo, o rastilho que ponha o fim ao Euro e que nos exponha a toda uma série de males. São hipóteses de não desprezar…cada vez mais a não desprezar. Estava na hora de almoço quando via as notícias da corrida aos depósitos da banca grega e que Portugal, segundo muitos analistas, será o país mais exposto…mais ainda? Exposto a que? Penso na primeira lei de Newton…Lei I: Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha recta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.
Quando passei pela Gulbenkian oiço carros da GNR com as sirenes. “Há uns indivíduos espanhóis a fugir por Campo Maior” …Sinais da crise? Custos do progresso? Sai-me de rajada a Segunda Lei …Lei II: A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida.
O clima de insegurança da vila tem aqui o seu ponto alto. Depois de uma onda de assaltos de pequena importância há perseguições policiais com despistes incluídos.
A Insegurança tornou-se um problema grave em Campo Maior…falta de meios? Falta de autoridade? Sai-me a terceira lei… Lei III: A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em direções opostas.
Campo Maior e a Europa estão a mudar. Havia certas coisas que dávamos como adquiridas que se perderam, que se estão a transformar. Vai ser necessário reinventar as Leis de Newton?

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente metáfora Jack! Há muitas mudanças em Campo Maior descritas aqui com inteligência.

Com permissão da(o) Mata Hari sou a sua principal seguidora