quarta-feira, 2 de maio de 2012

Associativismo

O Associativismo é uma forma de participação cidadã muito louvável e se, em tempos idos, quando duas pessoas que falavam da rua poderiam ser interpretados como uma provocação ao regime os ventos de liberdade trouxeram a liberdade de expressão e associação.
No entanto, a vida associativa traz sempre muitas dificuldades aos seus membros, seja por dispêndio de tempo seja por dispêndio de dinheiro. E é aqui que se assiste, e a escassez de recursos cada vez mais obriga a isso, a uma necessária racionalização dos mesmos.
É que, não poucas vezes, surgem mais que uma associação a trabalhar sob o mesmo objeto. Por exemplo, as Associações de Caça e Pesca dão origem a duas, uma de Caçadores e outra de Pescadores. Estes por sua vez criam uma apenas de pesca do achigã. Enfim, assiste-se a uma balcanização deste tipo de Associações. Assim torna-se necessário que haja o entendimento entre os seus membros mas também a coragem política para, primeiro apoiar as Associações que efetivamente desenvolvem algo proveitoso para a comunidade e depois não apoiar as diversas do mesmo objeto.
Por último mas não menos importante. As associações deveriam ser independentes de interesses políticos e seria desejável que os seus membros não ocupassem lugares em órgãos políticos de forma a não serem instrumentalizados.

1 comentário:

Anónimo disse...

infelizmente, sensibilidade e visão global não estão ao alcance de todos.

PG