sexta-feira, 2 de março de 2012

Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses

Na semana que o Governo encosta os presidentes de Câmaras à parede e diz: “Quanto devem?” a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas apresenta o seu, já habitual, Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses. E eu diria que Anuário! Nada mais nada menos que o do ano 2010, ou seja o ano da transição entre a anterior câmara e a atual. Confirmaram-se os meus piores receios e a situação financeira, tantas vezes dita de herdada do anterior executivo, é evidenciada com os números deste trabalho dos Técnicos de Contas.
São vários os indicadores que se podiam destacar mas escolhi alguns que me parecem sintomáticos. Campo Maior foi, de entre os concelhos de pequena dimensão, aquele onde mais diminuiu a receita o IMI. Em relação ao passivo exigível, o município de Campo Maior passou de 1.731.678 em 2009 para 2.813.068 em 2010. Um acréscimo substancial o que leva a que a dívida seja de 381,7 por cada campomaiorense.
Mas onde Campo Maior de destacou e alcançou nada mais nada menos que o primeiro lugar foi no Peso das Despesas com o Pessoal nas Despesas Totais. Campo Maior mesmo diminuindo o nível de serviço à população, já que externalizou os serviços de abastecimento de água à Aqualia, consegue manter uns níveis elevados no peso dos custos com o Pessoal. Mas claro que este aumento é o resultado de uma luta eleitoral cerrada onde a caça ao voto se fez a troco de empregos. Perde a produtividade do Munícipio, perdemos todos nós!

8 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma prova da pesada herança legada pelo Sr JB, que baseou a sua gestão na caça ao voto...

Anónimo disse...

Pesada? Porque será que tudo o que está mal no momento é sempre culpa do antecessor? Nâo fale do que não sabe, O aumento com as despesas com o pessoal é devido á quantidade desnecessária de secretários e assessores da nossa autarquia, sim aqueles cujo vencimento é uma percentagem do auferido pelo presidente
HANNIBAL

Jack The Ripper disse...

Hannibal

veja o documento e verá que tenho razão

Anónimo disse...

Amigo, então mas se está lá escarrapachado "2010".... estes não metem ninguém .....os outros metiam a torto e a direito e então em 2009 (eleições obrigam) foi um fartar vilanagem ......

Anónimo disse...

Esta gestão como a enterior não defendem Campo Maior nem os campomaiorenses. Caso contrário naõ adjudicavam certas obras ao valor que não era o mais baixo, quando o critério principal era esse!

Anónimo disse...

De lamentar que no nosso pais tudo tem um atraso fora do comum, só agora, em 2012, saiem as contas de 2010, não acreditem que em 2014 saiam as contas de agora para me darem razão, mas ainda assim podem crer que as finanças da nossa autarquia não gozam de boa saúde, também se deverá á maldita herança ou á falta de competência daqueles que a gerem. Vamos aguardar pacientemente pelos posts do colocados no Blog, que bem me parecem que vão aquecer, isto porque o tempo não pára, obra nova não há, os euros não abundam, os ciganos, digo os individuos de étnia cigana, ainda no Mártir Santo, vamos aguardar. Não esqueçam que quando coloco algum comentário aqui no blog é conhecimento de causa. Sem "partidos nem facções" somente me interessa a verdade. Doa a quem Doer.
HANNIBAL

Anónimo disse...

Mas olhe amigo Hannibal, que não é bem assim como diz.Estive hoje a apreciar o referido Anuário dos Municipios e Campo Maior surge de facto em primeiro lugar nos municipios onde os custos com pessoal mais percentagem "comem" do orçamento.Heranças .... como atrás disse, exemplificativas da politica que era seguida , na eterna perseguição que o ser humano faz ao poder, para massajar constantemente o seu insaciável ego.
Mas há lá outras classificações onde o nosso Municipio surge muito bem classificado - niveis de endividamento à Banca ,etc. Existe uma onde estamos em sétimo lugar, salvo erro, que é a dos municipios que mais cortaram nas despesas correntes de 2009 para 2010.Na listagem dos municipios com maior passivo, constamos muito cá para trás, o que é uma excelente posição, com cerca de 2 milhões de euros.(Como é possível hav er municipios, como o nosso pequenos, que devem mais de 50 milhões de euros ??)Só pode haver uma explicação : ou é farinha do mesmo saco- caça ao voto - ou então incompetência pura..Valha-nos Deus.....

Anónimo disse...

concordo consigo. Em parte, mas, em relacao a obra nao podemos compartir a mesma opiniao.
hora vejamos
Avenida humberto delgado
requalificacao da escola de ouguela
recuperacao de diversos caminhos municipais, amoreirinha e o eterno 1109
ampliacao da zona industrial
polidesportivo da junta da expectaco
loja e lavandaria social
rotunda da fonte nova
passeio do cemiterio
parece-me que a casa mortuaria tambem ja arrancou!
requalificacao de varios espacos, antigo parque infantil, antigos depositos da agua. .