quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Salários como os da China mas sem apertar o cinto

Parece uma contradição e eu acho que é uma contradição mas quem sou eu para contrariar o Sr. Paul Krugman. Este senhor é o Nobel da Economia de 2008 e esteve em Lisboa para receber um triplo doutoramento, concedido pelas Universidades Clássica, Nova e Técnica. Economistas, gestores e políticos estiveram na plateia a assistir.
E claro o que Krugman falou toda a gente escutou atentamente. Antes de mais vou dizer que Krugman é um economista bastante reverenciado pela esquerda o que ainda torna mais difícil algumas das coisas que disse. A mais chocante é, que segundo ele, Portugal deve baixar o nível médio de salários porque só assim seremos competitivos. A produtividade portuguesa é baixa e houve uma alta dos salários nominais compensada por entrada massiva de capitais…capitais esses que já não voltam dai o ajustamento ter que ser feito via baixa de salários. Diz também Krugman que sem moeda própria não há muito espaço de manobra neste país.
Mas Krugman também disse coisas boas. A primeira é que os mercados estão a subvalorizar Portugal. A segunda é que diz que todos os países do Sul da Europa devem deixar de apertar o cinto e que mais austeridade será contraproducente. Mas a minha preferida guardo-a para o fim: “ Não foi o Estado Social que causou a crise. Isso é um truque que a direita usa sempre. É oportunismo e não realidade dizer que o Estado Social é a causa desta crise”. Se falou o Sr. Krugman está falado!

4 comentários:

carlos disse...

“ Não foi o Estado Social que causou a crise. Isso é um truque que a direita usa sempre. É oportunismo e não realidade dizer que o Estado Social é a causa desta crise”.

Mas alguém com um minimo de lucidez política duvida disto?
eu só trocava aí uma palavra : "direita" por "sistema capitalista".

Anónimo disse...

o sistema comunista não deve ser lá muito melhor, a julgar pelo desmoronamento a nível mundial do mesmo......os que resistem (Cuba), atente-se no nível de vida....

carlos disse...

O sistema comunista está morto e enterrado há muito.

Continuar a agitar o seu espantalho a propósito de tudo e de nada é apenas uma manobra de diversão para descentrar o pessoal da questão principal.

E esta é a seguinte:
Segundo dados de 2010, só no EUA foram injectados no sistema financeiro 720 mil milhões de fundos públicos para resgatar o Sistema Financeiro.
Na Europa esse numero foi de "apenas" 400 milhões.

De então para cá novas e sucessivas injecções de capitais públicos foram feitas para manter o sistema capitalista à tona.

São números ao pé dos quais os resgates da Irlanda, Grécia e Portugal, todos juntos, não passam duma gorjeta que se dá a um pedinte.

Quererem convencer-nos, como se está a tentar fazer, que esta crise se deve aos excessos do consumo é querem fazer de nós todos ceguinhos...
e pelo teu comentário, amigo anónimo, parece que vão conseguindo...

Anónimo disse...

Já sei que o meu amigo é que é esperto,e ainda por cima não é invisual, ainda bem , Portugal precisa de gente como o senhor...
Mas abra bem os olhos, não se deixe enganar por falsas aparências....(frase despropositada , é claro que não ...)...