quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O Atlas da Recessão

Na mitologia grega Atlas era um titã que foi condenado por Zeus a suster os céus para sempre.
Na cartografia, o Atlas também designa o conjunto dos mapas. Pois foi em mapa, que esta semana, o Expresso traçou um retrato da recessão, que assola o país, mas por concelho. Quem teve a oportunidade de ver o jornal e apreciar a estrutura cromática da análise reparou, com certeza, que Campo Maior tem uma cor que não sendo a mais favorável coloca-nos relativamente melhor que a maioria dos concelhos. Sendo Vila Nova de Gaia, Espinho e Albufeira os concelhos mais atingidos, o índice atribuído a Campo Maior coloca-nos relativamente melhor, que por exemplo, Elvas.
Mas olhando para dentro de portas interessará identificar quem são os nossos Atlas, ou seja, que fatores contribuem “para que o céu não nos caia em cima”. Desde logo os três principais são os três maiores empregadores de Campo Maior: a industria do café, a Hutchinson e a Câmara Municipal. Mas como as crises têm fatores imponderáveis e como até não estamos tão bem como muitas vezes pensamos há que criar as condições para novos elementos de desenvolvimento. Que o Munícipio crie algum programa sobre empreendedorismo e ideias inovadores seria um bom começo…é que depois de uma recessão há sempre uma retoma!

10 comentários:

Anónimo disse...

BOA TARDE. CAMPO MAIOR ESTÁ Á FRENTE DE ELVAS, MAS EM ASSALTOS ESTÁ HÁ FRENTE, E A INSEGURANÇA TAMBEM..CAMPO MAIOR É ONDE HÁ MAIS ROUBOS E ASSALTOS NO DESTRITO DE PORTALEGRE,,,,, VERGONHOSO

Dr. Estranho Amor disse...

Boethius:

" Eu acredito que a história seja uma roda. A inconstância é a minha essência, diz a roda. Ergue-te nos meus raios mas depois não te queixes quando fores atirado para as profundezas. Os bons tempos passam, mas também passam os maus. Instabilidade é a nossa tragédia mas também a nossa esperança. Os piores dos dias, tal como os melhores,nunca deixam de passar."

Entretanto, confiemos nos nossos líderes:

http://www.cm-campo-maior.pt/images/2012/fevereiro/carnaval'12-45.JPG

Anónimo disse...

Passados que são 2 anos de gestão autarquica por este executivo, pergunta-se, quais as condições criadas para o desenvolvimento da nossa terra.
Se não fossem essas duas empresas existirem Campo Maior era mais um dos concelhos do Norte Alentejano para esquecer.
Autarquia está pávida e serena a nada fazer para que se instalem novas empresas.
E na habitação o que tem feito, nada, dois anos perdidos é uma tristeza passear pela zona velha da vila.
Esperamos que quem tem poder nesta terra reflita sobre a situação porque se acontece algo não esperado nessas duas empresas a nossa terra passará por uma situação muito complicada.

Anónimo disse...

Passaram 20(VINTE!!!) anos de gestão Burrica e que empresas trouxe para Campo Maior ?? Quer que lhe diga ?? Sabe ?? 0( zero, nada !!) a Hutchinson já lá estava desde o tempo do Sr.Gama Guerra.Informe-se, leia, consulte os rankings que mais uma vez colocam Campo Maior em lugar de destaque, inclusive com direito a cerca de mais 500 milhões para investimento.Sabia que pela primeira vez em muitos anos o nosso Município transitou de ano com resultados positivos?? Pois, não sabia, ....É claro que há muita coisa para fazer(o problema habitacional dos ciganos, a segurança, a expansão da Zona Industrial...)Mas repare que estes pelo menos preocuparam-se em pagar as dívidas dos outros, não em arranjar despesas demagógicas como era timbre .Passe bem , e ponha um penso Leão no cotovelo, aliviam rápidamente a dor....

João Pinheiro disse...

Campo Maior,é uma terra com dificuldades,mas comparada com as outras terras do nosso Distrito é uma terra maravilhosa.
Os campomaiorenses mesmo assim não podem estar satisfeitos,queremos e merecemos muito mais,temos nós e os outros,direito a melhor saúde,a melhor ensino,ao trabalho,a reformas dignas e justas,temos e devemos ter uma vida digna,temos o direito e queremos viver em liberdade, liberdade de dizer sim e também de dizer não,é tudo isso que queremos e muitos de nós lutam para que assim seja.
Nunca votei PS nem votei nas chamadas listas de independentes,que eram tudo menos independentes,(Farinha do mesmo saco),mas também sei que muitos dos problemas que estes e os outros autarcas,têm não são da sua responsabilidade,muitas das culpas que lhes são atribuídas não são responsabilidade,são deste e de os outros governos que os antecederam,da politica que executam,dos princípios que defendem,do estar de cócoras perante os poderosos e tornar a vida num inferno para os que menos tem e podem.
Para uma boa gestão autárquica só com o projecto e com uma gestão CDU,mas Povo da minha terra não o têm querido.

Mata Hari disse...

Concordo com a análise do Jack e até acrescentaria que dentro da imensa crise que se abate no pais, Campo Maior permanece um Oásis económico !
Digo isto porque as nossas indústrias mais importantes não estão propriamente ameaçadas!
Se falarmos do Café, sabemos que esta indústria entrou em recessão porque o tempo das vacas gordas estava resoluto ! Mas, é bom saber que períodos de recessão são vitais para preservar boas empresas e que boas reestruturações significam longevidade...
Relativamente à Hutchinson, seria bom salientar que não é uma “fabricazinha” sem importância!
A Hutchinson é uma Multi-nacional, pertencente ao Grupo Total Fina-Petróleos, com aproximadamente 120.000 colaboradores no mundo.
É bastante animador saber que a Hutchinson Worldwide continua a apostar na filial de Campo Maior, que se dedica ao fabrico de juntas tóricas para a toda a indústria automóvel europeia!
A prova está no investimento que acaba de realizar, com a construção de uma 3ª Nave Industrial, passando a aumentar consideravelmente a sua Produção.
Não é necessário ser entendido na matéria para saber o que isso significa para Campo Maior!
Tudo isto para dizer que apesar da crise e da recessão,temos sorte de ter boas indústrias, pois ninguém deixa de tomar café e na Europa a indústria automóvel continua relativamente boa!!!

Agora debruçando-me sobre o comentário do Sr. Anónimo de 22 de Fevereiro de 2012 19:05, gostaria de lhe perguntar onde foi buscar a informação que adianta ao dizer que Campo Maior é a localidade com mais insegurança e com a maior taxa de assaltos no distrito de Portalegre ?
Para além da informação infundada usou um belo sofisma, parabéns !
Não leve a mal Sr. Anónimo, mas a falácia é a arma dos desinformados !
Até breve.

Anónimo disse...

Anónimo de 15Fev2012 15:48, não seja demagogo, está bem informado, não minta, a empresa Hutchinson veio através da gestão do João Burrica.
Não sou, não fui, apoiante do João Burrica, mas como campomaiorense reconheço que foi o Presidente que mais obra deixa para Campo Maior.
É verdade que algumas obras mereceram a minha critica como as piscinas, que hoje o nosso presidente e outros bem desfrutam dela, olhe que eu não.
Já na era do João Burrica a nossa Câmara reunia as condições de ser financiada não é novidade para ninguem.
Ao investimento não se chamam dividas, mas sim às obras de desfazer o que já estava feito.
Sabe, veem aí as autárquicas, não esteja com medo, pois quem ganha eleições em Campo Maior é quem não entra nas listas.
Não fale nos ciganos é uma das vossas nódoas bem negras.
Expansão zona industrial e outras estradas estavam bem organizadas na gestão anterior.
Habitação, zona velha da vila, que pena, contentam-se com rotundas há Fonte Nova.
Tenho fé, que apareça alguém nas próximas eleições com competência para governar esta terra.

Anónimo disse...

BOM DIA, MATA HORI, quem informou foi o COMANDO DA GNR EM PORTALEGRE, que onde houve mais assaltos e roubos no distrito foi em CAMPO MAIOR, PORTANTO QUEM NÃO ESTA INFORMADO É O SENHOR, 2º PONTO VC DIS QUE CAMPO MAIOR QUE É UM OÁSIS, O SENLHOR NÃO DEVE DE SER DE CAMPO MAIOR... A MAIORIA DAS PESSOAS DA NOSSA VILA JÁ COMPRAM OS MEDICAMENTOS A PESTAÇÔES MUITO GENTE JÁ ESTÁ A PASSAR FOME TAMBEM A MAIORIA DOS REFORMADOS ESTÃO A PASSAR MUITO FRIO NAS SUAS CASAS PORQUE AS SUAS REFORMAS NÃO CHEGA PARA PAGAR A ECTRICIDADE, OS JOVENS NÃO TÊM TRABALHO NEM FUTURO E O SENHOR AINDA DIS QUE CAMPO MAIOR É UM OÁSIS,, POR FAVOR VEJA A REALIDADE DA NOSSA VILA DEPOIS FALE A VERDADE ......

Anónimo disse...

Assim como ele até eu deixava obra- fazer e não pagar-, quem vier atrás que feche a porta.Bonitos princípios.....

Anónimo disse...

Pró Sr.João Pinheiro, sabe que o Povo tem sempre razão.....