quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Levanta-te e Caminha!

Entrámos em 2012 e vimos as nossas caixas de correio invadidas, para além da habitual publicidade, por mais uma edição do Jornal de Campo Maior.
É uma edição sóbria, se descontarmos alguma ou outra frase, e onde se dá conta das concretizações e obras que o atual executivo camarário tem vindo a realizar.
Também se fala neste boletim de alguns projetos a concretizar, também estes mais sóbrios e mais limitados pelo capital ou antes pela falta dele.
Um destes projetos é o da nova Casa Mortuária, um edifício que “prevê a construção de cerca de 300 m2 de área coberta, onde serão edificados três nichos, uma zona de acesso, instalações sanitárias e uma capela com cerca de 100 metros quadrados”.
Também contará a dita instalação de uma área ajardinada com cerca de 800 m2 e acesso ao edifício principal.
É sem dúvida um projeto que parecia morto mas que agora parece como um objetivo mais plausível e uma obra reclamada pelos campomaiorenses.
Depois com mais dignidade poderemos dizer: “Enterrem-se os mortos e cuidem-se os vivos…”

14 comentários:

Anónimo disse...

Foguetórios fúnebres…

É da praxe. Mais luz, menos luz, mais beijos, menos beijos, mais gritinhos, menos gritinhos, mais abraços, menos abraços, tudo se repete. É o fogo de “artificio” habitual.

Estamos ensaiados para sofrer e os divertir ...

Portanto que venha o ano novo…
Porque, tal como em 1910, 2012 não fugiu á regra, e 2025 estará já programado nos mesmos moldes, com as mesmas figurinhas (ou seus filhotes) fazendo o eterno papel de bobos , manobrados pelos eternos figurões (ou seus filhotes), do alto da segurança dos seus protectores, bem escoltados, pelo requinte salarial das suas fortalezas autárquicas.

Não há crises que nos valham, e os responsáveis da autarquia só estão – e muito “bem” - a adiantar-se, prevendo já, um futuro de muitos funerais.

Porque, se:
Não há medicamentos para os idosos. Não há casas sociais, nem assistência aos mais desafortunados . A saúde está como está . Não há incentivos para mais qualidade na restauração. Não há comércio . Não há apoios para desenvolvimento da industria . O nível do ensino nas nossas escolas é o que é . Não há propostas para recuperação dos imóveis degradados na Vila . O emprego para os mais jovens nem por um canudo se vislumbram. Não há chamamento a um turismo de qualidade, aproveitando a proximidade de Badajoz . A segurança é o que se sabe. Não há higiene (vide caixotes do lixo - a transbordar -reciclados da 2ª Guerra ). A agricultura nem se fala.

O que pudemos esperar ?
Portanto, resta-nos mesmo aceitar como salvação, uma casa mortuária…

Mas já agora, e se me for permitido dar uma opinião… uma vez que a Vila vai em breve tornar-se - do pouco que falta - num enorme cemitério , em vez de se lançarem no empreendimento coloridamente anunciado , porque não colocar em cada entrada da Vila ( dignificando a nossa capela dos ossos) uma placa onde se lê : CAPELA MUNICIPAL DOS OSSOS CAMPOMAIORENSES ?

… depois era só retirar as portas das entradas das respectivas casas; colocar em sua substituição, uma portinha de ferro forjado com vidrinhos; uns raminhos de flores de plástico dos 300; velinhas eléctricas accionadas a um euro acompanhadas com a Marcha Fúnebre de Chopin, e por fim uma lápide em mármore de Estremoz (para os mais ricos) e talvez um granito de Stª. Eulália (para os mais pobres) com os dizeres : AQUI JAZ A
FAMILIA … Y.

De… não tenhamos medo das palavras. Os nossos mortos devem ser tratados com dignidade, mas não precisam de folclores luxuosos ajardinados, reveladores - por quem assim age - de falta de senso, e muito, mas muito vácuo moral.

Porque a vida ensinou-nos (ou devia), que o diabo plantou na terra muitos infernos diários , enquanto o Deus-Todo-Poderoso só terá fabricado um céu. E mesmo este - ao que parece – inatingível, porque antes, de neste se abrirem as portas de azul celeste – mesmo os menos maus - terão que passar primeiro pelo crivo do Purgatório, as “passas” dos Algarves.

Portanto é aqui que os “diabos” -ou as suas ideias - tem que ser combatidos. Deixemos o céu para Deus.

Todos – de jovens a idosos - precisam muito de ser tratados com dignidade em vida, que é o que a autarquia - aparte (desde sempre) alguma caridadezinha em almoços para “inferiores” a pensar eleições - não lhes tem, de maneira compatível , e de uma forma útil para as suas vidas, proporcionado. Levando uns a vegetar por aqui, e outros a ter que fugir com todas as consequências familiares.

Estas estratégias , para aproveitamento da dor e lado sentimental do ser humano, é tão antiga - a essência é a mesma - e tão indigna, como a dos que vivem á conta, das pessoas que têm a profissão mais velha do Mundo.

… e isto - desculpe lá - não tem nada de “sóbrio”.

Jantemos …

Possidónio disse...

Com gente como esta, não há salvação... São eternamente negativos,principalmente se a obra vier do poder-atual-instalado.Portanto, para este "jantemos" ou " almocemos" não há volta a dar. Contra a casa mortuária porque sim, contra a rotunda porque tem de ser, contra o CM solidário também, contra as Festas, enfim copntra tudo e todos que não lhe agradem. Blá blá blá,argumentos contra tudo, principalmente porque toda a gente envolvida são lacaios , bajuladores, etc.Pelos vistos este cavalheiro está convencido que tem a razão do lado dele, ainda que a maioria comprove o contrário.Gente negativa como esta não faz falta, ou pensa que muitos dos problemas que vivemos em Campo Maior são só de Campo Maior ?? Tenho a impressão que aí anda recalcada muita inveja e dor de cotovelo...Vá lá jantar homem, a ver se lhe passa a azia....

Anónimo disse...

Tem toda a razão amigo Possidónio, já reparei que este cavalheiro pseudo-intelectual está sempre no contra...Mas o que podemos fazer , deve ser como diz, ódio e inveja ás paletes.
Fala em medicamentos para idosos, a saude está como está , o apoio social, mes se isso for atenuado pelos atuais governantes locais , vai ser também para este amigo sómente foguetório.Está ansioso pelo regresso do seu amigo Burrica ?? Vai ter de esperar sentado.

carlos disse...

Esperem lá!o amigo zé quitério das comesainas não deixa de ter razão em muita da crítica que faz.
Eu já o critiquei, mas pela forma como ele apresenta essa crítica, com requintes de ironia mordaz e de forma perfeitamente avulsa o que lhe retira objetividade e granjeia "admiradores" como os (ou será o...) aí de cima.

Amigo Quitério, eu avisei!... A forma "abafa" o conteúdo e provoca a tal reação do "olha, la vem este gajo outra vez".

Anónimo disse...

6ª feira, Pedagógica…

O De… fez o favor de publicar a minha opinião.
O De… fez o favor de publicar a Vossa opinião.
Conclusão: Ética criteriosamente democrática, do administrador do Blog.

Serei incisivo nas minhas posições ao debater ideias? Eventualmente contundente na utilização da ironia?

Ainda bem , se assim é.

Sempre é preferível, á dos “amiguinhos-Possidónios” que por falta de argumentação, passaram ao insulto ao qualificar-me de: ” dono da verdade” “ invejoso” “com dores de cotovelo”.

… e se um dia, vierem a conseguir perceber a diferença existente “ entre os Burricas e os burros “ é um passo em frente , e ficarei feliz pelo tempo perdido…

(Abraço Carlos)

Lanchemos… que é hora do recreio.

Anónimo disse...

a sua (falta de) argumentação é que me deixa convicto do que digo: inveja,ódio e saudosismo da demagogia populista.

Anónimo disse...

eu cá há muito tempo já percebi a diferença entre burricas e burros..por isso optei pelos burros....

Dr. Estranho Amor disse...

Jack, está transformado num autêntico Dr.Pavlov da blogosfera. Espero que tenha sinos suficientes para continuar “estimulando” os intelectos cá do burgo.

Mas permita que lhe diga que a sua experiência Pavloviana é muito mais conclusiva e surpreendente que a original.

Toca o sino das Festas e já sabemos que é o Gargamel quem aparece.

Mas se tocar o Sino dos Ciganos quem surge é o Joaquim Gordo.

Ao toque do Sino da Insegurança sempre aparece o Carlos (também com a pasta do Sino dos Foguetes do 25 de Abril).

Eu próprio respondia boçalmente ao Sino das Abetardas do Retiro mas actualmente respondo a qualquer um, dependendo do dia, da leitura do horóscopo e do putativo alinhamento de Marte na 3ª casa de Júpiter.

Mas o facto verdadeiramente novo é o aparecimento dos que só se “estimulam” vendo a “estimulação” dos outros, ignorando o Sino…

Olhar para o dedo quando se aponta para a Lua…

De Pavlov a Kafka…

Cada dia que passa mais convencido fico que um esquilo consegue cruzar Campo Maior sem tocar no chão. Basta-lhe ir saltando de tonto em tonto.

carlos disse...

Strangelove, my dear friend,
saiba o meu amigo que não me estimula a Lua. Estimula-me sim, mas de má maneira, o dedo que ma aponta no intento ingénuo de ma vender.
O Amigo Jack trás a debate o chover no molhado. Como muito bem afirma logo no começo, as nossas caixas de correio já foram todas invadidas, portanto...
Se é publicidade o que se pretende fazer, pois faça-se!
Se é voltar com o Burrica à baila e arrear-lhe mais umas quantas doses de generosas chibatadas públicas, pois faça-se!
Agora não queiram é fazer de nós, pobres tontinhos que somos, mais tontos ainda porque há certos peditórios para os quais há muito que se acabou a paciencia.

Quanto às sinetas, obrigado Dr. por me lembrar.E já agora permita-me aproveitar a deixa para felicitar o executivo pelo corte no foguetório. Esperemos que seja para continuar em Abril.
Os tais esquilos é que são tramados, dizem que são como as moscas do António Aleixo. Tenha cuidado Dr.

Anónimo disse...

Lá está ele a colocar-se num pedestal superior ao geral....desça à terra homem, calculo que seja feito de carne e osso, também imagino que qualquer dia como todos irá morrer, alimenta o corpo como qualquer humano, mas o alimento da alma pelos vistos está carregado de vitamina V(Vários= vaidade, arrogância, inveja, ódio,egocentrismo, etc )....

Anónimo disse...

O meu comentário do pedestal refere-se ao chamado Dr. Estranho Amor.

carlos disse...

Ok, após segunda leitura ao comment do Dr, admito que possa ter enfiado uma carapuça que não me seria destinada.
Mas foi merecida porque também me limitei a responder a comentários e não ao post em causa;olhei para o dedo em vez de olhar para Lua.

Já agora mais tres coisinhas se o amigo Jack me permite:

i o de "Gargamel" está mto bem conseguido sim senhor! bate aos pontos o "ze quitério" :)
ii o sino do carlos aos Foguetes do 25 de Abril tem apenas a ver com os foguetes, não com o 25Abril...
iii aproveito e lembro que o meu espirito canino também responde muito bem ao estimulo duma boa poda radical... como só nesta vila sabemos fazer.

;)

Bom fds 4 all

Dr. Estranho Amor disse...

Como diria Jack, O Estripador (o original), vamos por partes...

Carlos: Eu sabia que acabarias por entender.

Anónimo do Pedestal: Não vou sair do Pedestal. Por enquanto. Custou-me muito trabalho (bom, na verdade não custou nada) e dinheiro (pagamento de subornos) ser canonizado para agora abdicar desta magnífica sinecura. Mas pode acrescentar à sua Lista da Vitaminas V (hein?) outras virtudes que me caracterizam: megalomania, narcisismo, onanismo intelectual, cinismo recalcitrante e demência. E se assim o desejar, também me pode atribuir o homicídio do Kennedy, o desastre ecológico do Exxon Valdez ou o facto de a seguir à Sexta-Feira ser Sábado. Obrigado. Ah, e cuidado que se aproxima um esquilo na sua direcção.

Anónimo disse...

E ainda por cima convencido..Esquilos aproximam-se é na sua direção, e muitos macaquinhos na sua cabeça.