quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Candidatos!

Começou na semana passada no Iowa as eleições primárias de onde sairá o candidato republicano que disputará com Obama o lugar na Casa Branca.
As eleições na América são assim…à Americana! Começam muito antes recolhem-se fundos, recolhem-se apoios para se ganharem as eleições no seu próprio partido. Só depois, e porque na América o sistema é praticamente bipartidário, se disputa a grande eleição com o candidato democrata, neste caso Barack Obama.
Neste ano de 2012 a nível local acontecerá algo parecido, haverá muito jogo de bastidores com os candidatos a posicionarem-se com vista às eleições de 2013. E quando se fala em candidatos fala-se em candidatos para lugares, não só de presidente mas também de vereadores, presidentes de junta e assessores. Algumas perguntas que podem servir de check-list:
Conseguirá a oposição recolher os fundos necessários à campanha visto que, pelo que se sabe, renovam candidato?
E no atual elenco haverá mexidas? Manter-se-á a atual equipa de vereadores? E os assessores?
E os pequenos partidos? Tem candidato para fazerem contas no dia das eleições?
Estas e outras perguntas serão respondidas no ano de 2012. Candidatos…Assumam-se!

2 comentários:

Anónimo disse...

Retornado …

Se já não nos bastasse, o espectáculo “ circense “que diariamente nos entra pelas nossas casas, com “artistas” nacionais, eis que vem chegando de mansinho a campanha eleitoral do absurdo, ou mais propriamente chamado de espectáculo “mor”.

Os palhaços vestidos a rigor - esta gente nunca se despe ? – prepararam com rigor a “palhaçada”, afim de entreter as cabecinhas imbecilizadas , das crianças maiores de idade com direito a votar.

Vendem (se) - porta a porta - os seus candidatos , como quem vende uma milagrosa banha da cobra, que cura todas as maleitas, a pessoas despedidas da vida!

O degradante espectáculo desta gente - que por um voto – são capaz de beijar tão depressa: o cú dum porco; , como o rosto ensebado de uma criancinha ranhosa; ou um ancião artero-esclerótico perdido de fome e “depositado” num qualquer passeio - precisamente pela prática das suas miseráveis politicas anteriores - é de bradar aos céus.

Bem coordenados pelos seus “estados gerais “, suas televisões, e comentadores principescamente pagos -que no dia a dia adocicam o eleitorado - para quando chegar o dia da “degola” final, nada no festim lhes escapar desde: o emprego prometido ; arrebanhar um lugar de deputado; vereador ; presidente duma chafarica qualquer; que lhes dê o efémero “poder” de nos enganarem , por mais alguns anos !

No final, chamam a esta aldrabice uma democracia! É como pôr “democraticamente” o Campo Maior a competir futebolisticamente num campeonato com benficas, portos, sportings, que manobram a seu bel prazer árbitros, jornais das Bolas, Records, empresários, jornalistas , programas desportivos nas TVs. , e futebolistas milionários.

São 11 contra 11 em pé de igualdade apregoam eles !
Pois , pois são… mas é uns” grandecíssimos” aldrabões , digo eu !

Pobre das gentes que alegremente corre - com bandeirinhas e bandas de musica - a acompanhar tais mentirosos, e a encher estádios de futebol, ou concertos.

Quantos destes, tem ordenados de miséria ? Quantos destes - cada vez mais –têm empregos precários ? Quantos destes ainda vivem em casas sem saneamento, que de manhã têm que lançar os dejectos para traz dos quintais ?

Venham dizer que a culpa é da erkel, porque não nos empresta dinheiro a juros baixos, enquanto os vendilhões da Pátria vão entregando as melhores empresas ao desbarato para o estrangeiro, e sufocando de impostos as que vão restando e os trabalhadores.

Não esqueçam ! Batam-lhes palmas… e façam caravanas automóveis de euforia quando “eles” aparecerem por aí !

Jantemos !

Anónimo disse...

"...que de manhã têm que lançar os dejectos para traz dos quintais...?"

"...os dejectos para traz dos quintais...?"

"...traz dos quintais...?"

"...traz..."


Traz é flexão do verbo trazer (por isso se escreve com z...), na terceira pessoa do singular no Presente do Indicativo (“Ele traz os teus livros”) e também na segunda pessoa do singular no Imperativo (“Traz aquela cadeira, por favor”).

Trás é preposição e é pouco habitual aparecer sozinha, pois costuma usar-se em locuções (por trás, de trás...), ou ser substituída pelo composto atrás.


Pois é.Mas vejamos o que escrevia o mesmo Sr. na caixa de comentários do anterior post:

"… talvez porque nos meus hábitos de leitura, deixo em paz, o meu o musculo cardíaco – porque tenho coração de pobre - mas accionando normalmente o trabalho do cérebro..."

Para além dos problemas de concordância, constatamos aqui que existem "hábitos" de leitura. Nesses hábitos consta uma boa Gramática da Língua Portuguesa?Portugueza?Bom fim de semana.