segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Vitória de Pirro

Usa-se essa frase para classificar uma vitória, mas onde a mesma é obtida a alto preço.
A expressão recebeu o nome do rei Pirro, cujo exército havia sofrido perdas irreparáveis após derrotar os romanos na Batalha de Heracleia.
Ocorreu-me esta comparação quando o Governo revelou os três patamares de redução que vão aplicar às câmaras municipais para concretizar a redução anual global de 2% dos trabalhadores camarários até 2014. As autarquias que, entre 2009 e 2011, aumentaram o pessoal irão reduzir os trabalhadores em 3%. As que reduziram até 10% terão de diminuir 2% e as que encolheram o quadro mais de 10%, nos últimos 3 anos, irão ser obrigadas a cortar apenas 1% do seu efectivo.
Não sei em que patamar estará a Câmara Municipal de Campo Maior mas uma coisa parece-me certa, nas próximas eleições essa arma tão importante que era o emprego por votos vai ser mais difícil de concretizar. Ironia é que quem durante muitos anos a utilizou de forma abusiva poderá, agora em oposição, usufruir dessa limitação para uma boa dose de demagogia política. Se a isto juntarmos as críticas à Cultura afectada, de forma decisiva pelos cortes orçamentais obtemos um cenário onde a vitória de 2009 poderia ter sido classificada de uma Vitória de Pirro!

Sem comentários: