quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Nós Ricos, Eles pobres

No dia 22 de Novembro de 1963 foi assassinado em Dallas John F. Kennedy, fez portanto 48 anos. O tempo de Kennedy foi marcado, entre outros, pelo episódio da Crise dos Mísseis. Nesse tempo a Ordem Mundial era o resultado do frio equilíbrio entre duas super-potências. O resto do mundo limitava-se a olhar estes dois colossos e mais tarde verificou-se que apenas uma das potências era Super.
Não é preciso recuar tanto tempo para ver uma situação semelhante. A Europa e os EUA preferiam o mundo como era há dez anos. Nós ricos, Eles pobres. Ora esse mundo acabou e agora empobrecemos enquanto eles enriquecem. É o que acontece a quem não foi capaz de exportar o modelo social, porque até então beneficiara da sua inexistência.
Ironia: a tão demonizada Globalização, e ao contrário do que se diz, não tornou os ricos mais ricos e os pobres mais pobres, pelo menos os países emergentes saíram da sua letargia económica e entraram no caminho do progresso. Mesmo sabendo que nesses países as diferenças entre classes são bastante profundas, seria esta, afinal, a Nova Ordem Económica Mundial pela qual tantos aspiraram?

Sem comentários: