sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Poder de compra em tempos de crise

O Instituto Nacional de Estatística publicou hoje os dados do poder de compra por município reportando ao ano de 2009.
Os dados não são nada animadores. Há apenas 39 municípios com poder de compra acima da média nacional.
Campo Maior queda-se pelos 98,7% da média, somos o segundo melhor desempenho do distrito ficando apenas atrás de Portalegre. Mais uma vez Campo Maior surge como uma exceção no panorama do distrito e do Alentejo. No entanto, e apesar destes bons resultados penso que seria desejável que Campo Maior ultrapassasse a média nacional, e mesmo parecendo esta frase uma verdade que qualquer diria, penso que não estão esgotadas todas as possibilidades económicas do concelho sendo que tem faltado estratégia e uma dinâmica coletiva organizadora. Sendo estes valores relativos a 2009 esperemos que a crise não os deteriore significativamente.
Off topic – Soam as primeiras notícias de que seremos expulsos do Euro. E olhem que falo da Merkel e do Sarkozy e não da Bósnia-Herzegovina.

6 comentários:

Anónimo disse...

não acredito que seja verdade, o poder de compra em Campo Maior seja 98,7% como é possivel termos o terceiro mundo em campo maior? e a pobreza aumentar?

Anónimo disse...

Jack The Ripper, dei uma volta pela "blogosfera" e encontrei um blogue - Rio Xévora, que aconselho, e não sei mesmo, se não será de integrar em Campo Maior na Internet. Poderá compaginar um comentário para o seu "Poder de compra en tempos de crise".

Jack The Ripper disse...

Para os anónimos que tiveram a amabilidade de comentar.

Sim, 98,7% é o dado que está publicado no INE. Pode confirmar em www.ine.pt . Repare que se fala de dados de 2009 e é uma média. Infelizmente as médias escondem muita coisa.

Quanto ao blogue não encontrei. Não sei se deve integrar o Campo Maior na Internet mas de-me o endereço e eu coloco na lista de blogues do DeCampoMaior.

Anónimo disse...

Endereço:

www.rioxevora.blogspot.com

Jack The Ripper disse...

Anónimo, obrigado! Já está na barra lateral!

CampoMaiorense disse...

Bom dia Sr. Jack e Anónimos que comentaram.
Todos os blogues de Campo Maior serão adicionados à barra lateral do Campo Maior na Net, desde que sejam de Campo Maior.
Eu vi o comentário mas não posso adicionar sem saber se de facto é de Campo Maior.
O Blogue Campo Maior na Net é mesmo isso, uma janela para a blogosfera Campomaiorense e qualquer campomaiorense pode deixar mensagem a informar da existência de blogues de Campo Maior.
Fico a seguir o blogue Rio Xevora, como qualquer outro que seja de Campo Maior para ver se o deva ou não adicionar à barra lateral ou, na melhor das hipóteses, o seu administrador deixar uma mensagem no Campo Maior na Net a deixar essa informação.
Obrigado.