sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Se eu levar 4 empresas quanto é?

Se na quarta critiquei a privatização da água, na sexta critico as privatizações que estão a ser impostas pela troika. Depois de ter acabado com as golden share sem o Estado receber nada em troca, o Governo quer agora acabar com a blindagem de estatutos e os acordos parassociais em empresas cotadas. Mais, o Governo, pretende vender em bloco as suas participações e quem compra 20% não quer ficar limitado nos seus direitos de voto a 5% ou a 10%.
Depois há outro factor importante, no actual cenário económico o Estado vai receber muito menos que o real valor das empresas. E pior, os preços dos produtos das empresas em posição dominante não vão baixar pela mudança de propriedade.
Há ainda um factor ideológico que foi passando que deve ser desmistificado. Esse factor é que o Estado é mau gestor e que os diversos sectores devem estar nas mãos dos privados limitando-se o Estado a regular. Pois bem, os países da troika, países como a Alemanha e França ainda não perderam o controlo das empresas dos sectores como a energia, comunicações e televisão.
A situação pode ser tal que qualquer dia chegam empresários a Portugal e dizem: Se eu levar 4 empresas quanto é?

Sem comentários: