segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Arranque do Ano Lectivo!

Nesta segunda-feira dia 12 de Setembro, as escolas do concelho recuperam o buliço habitual, ou seja inicia-se o ano lectivo de 2011-2012.
O desafio renova-se em cada aluno, em cada escola e em cada ano lectivo, preparar os homens e mulheres de amanhã e já agora melhorar o ranking das escolas na classificação nacional.
Este ano é de novidades, a nível nacional com um novo Ministro da Educação com mais um Plano de Avaliação e a nível local com um novo Director de Agrupamento.
Para alunos, país, professores, executivos e funcionários o DeCampoMaior deseja as maiores felicidades neste novo ano que se avizinha.
Aos alunos peço empenho e dedicação, aos professores trabalho e entusiasmo, aos executivos ideias "out-of-the-box", aos funcionários o suporte necessário e para os pais mais participação na vida escolar dos filhos. Neste conjunto de pedidos destaco o dos pais cuja participação é fundamental e muitas vezes inexistente. Escola e professores necessitam de parceiros.
E como nota final, e já que se fala de pais, refiro aqui que a Associação de Pais entrará em processo eleitoral em breve. Estará o DeCampoMaior atento ao processo e apelo desde já à participação de todos neste evento.

11 comentários:

Anónimo disse...

há outra novidade.

A coordenadora do ciclo é esposa de um dos membros da Associação de Pais no conselho geral.

Ou seja o marido elegeu a pessoa que nomeou a esposa para tal cargo.
Confuso? mas até é bem simples.

Eu não acredito em bruxas mas que as há há.

Anónimo disse...

Na verdade eles (Elas) continuam a nadar por aí.

Anónimo disse...

O “aportuguesamento” na quinta escolar…

No inicio do ano escolar… só nos faltava mesmo o (a) professor-corrector (a) de português, o que não sendo obviamente a mesma coisa que : “lambitas”,censores, animaizinhos de Pavlov (sempre bem vindos á blog para se (e nos) divertirem )… bem que poderá, muito (mal) bem vir a sê-lo, se se deixar seduzir – ou manipular - por esta caterva de inutilidades.

… porque - se é certo – que o(a) sotôr) foi beneficamente pertinente na primeira investida (no bom sentido), na segunda - pela proximidade - passa a ser caricato de pedantismo , e á terceira é – no mínimo - revelador de falta de : inteligência; decência educacional; ética.

Poderá - o anónimo mestre em português - argumentar que a linguagem é um simples meio de comunicação, que deverá ser sempre ensinada, corrigida , desde que não seja utilizada correctamente.

De acordo… e com palmas. Mas …e quando – se corrige – com “modos”que podem ser considerados humilhantes para os visados, e com certos laivos - parece o caso - de superioridade dominante , não poderá ser considerada uma profunda falta de respeito?

Porque uma coisa é uma sala de aula, onde as pessoas - didacticamente - estão para aprender: a ler; escrever; e melhorar continuamente a expressão dos ensinamentos - e por isso mesmo - a ser regularmente objecto de avaliação por profissionais de educação!

Outra é um blog! … onde se tem que ter em conta - mais a mais nesta terra onde os drs. se contavam pelos dedos de uma só mão, antes da inovação de drs. e engºs. credenciados aos domingos - todo um extracto de variedades sociais e culturais históricas, acentuadamente baseadas no analfabetismo, e mediocridade (que se mantém) cultural.

Claro que não quero ser deselegante, ao ponto de tirar bilhete, e “viajar” o pensamento para o campo da hipótese ( mas nesta terra nada me surpreende ) de que este mestre em português, tenha recebido instruções (obrigado Carlos), para estrategicamente intentar arrogantemente humilhar – já o fizeram noutros blogs, com resultados degradantes para os seus mais-que-pobres-coitados-infelizes “administradores” - afim de com esta forma coerciva , constranger e restringir - a transmissão de conhecimentos ou criticas - em forma de comentários, de pessoas menos confiantes nas suas qualidades ortográficas.

Ainda assim ( a bem desses blogs e seus administradores) espero que seja criada em CM uma associação em defesa das pessoas autistas , para que o desenvolvimento para a sua inserção na sociedade , lhes venha a propiciar ( e á blog camponesa) uma melhor qualidade de vida e sustentabilidade de dialogo em liberdade.

Nada é mais comovente do que ver estas boas pessoas a : ser utilizadas; escreverem sós ; utilizarem abundantemente o “copy” ; a elogiarem-se, e bater palmas a si próprias.

Quanto ao (sotôr?) espero - sinceramente - que tenha sido um excesso de carácter esotérico passageiro …

Jantemos…

MCCM disse...

Nos tempos de hoje, eis um tema que me preocupa: a educação dos homens e mulheres do futuro!
Cabe aos pais e à escola, de forma solidária, essa mesma educação.
Infelizmente, o ritmo frenético que todos nós imprimimos à nossa vida, leva a que os pais se tenham "demitido" dessa função, delegando na escola toda a responsabilidade.
Reitero assim os votos do autor do blogue no sentido de que os pais reclamem para si esse papel, participando activamente na educação dos seus filhos.
Aos professores, e apesar de todos nós sabermos as graves e grandes dificuldades que atravessa esta classe profissional,solicito e agradeço toda a dedicação que aos nossos filhos dedicam.

Dr. Estranho Amor disse...

Já que tudo parece correr mal neste pais que ao menos a educação possa manter um mínimo de dignidade.

E curioso estou para ver como terminam as citadas eleições. Há cada coincidência nesta terra...

Anónimo disse...

Bom Português – Lição 4

Não errem mais… Acompanhem…

Para o Anónimo das 20hrs:

“No inicio do ano escolar”

“inicio do ano escolar”

“inicio do ano ”

“inicio”

Confunde início com inicio.

Para o Estranho Amor :

“…correr mal neste pais…”

“neste pais”

“pais”


Pais: Aqueles que o trouxeram ao mundo.
País: Nação

Para o dono do Blog:

“Para alunos, país, professores, executivos…”

“país, professores, executivos…”

“país, professores”

“país”

Pais: Aqueles que o trouxeram ao mundo.
País: Nação

Sr. Anónimo: O tempo que dedica a essa longa e rendilhada prosa devia ser utilizado para fortalecer os seus conhecimentos básicos da língua portuguesa. Se o conseguir (espero que sim), terei o maior prazer em travar conversa.Até lá, faça como eu dizia aos meus filhos: Agarre-se aos livros!

Sr. Amor: Quando fala de censura e de lápis azul não o faça levianamente. Pela sua escrita pretensamente erudita mas que não passa de um amontoado de lugares comuns, só pode ser fruto destas novas gerações!

Sr.Jack: Gosto muito do seu blog. Continuação de bons textos!

Jack The Ripper disse...

Amigo Corretor,

Não me parecem mal as suas correcções, no entanto, e perecendo-me pessoa de opiniões, pedia-lhe que comentasse os temas dos posts, já que acabamos por desvirtuar o tema proposto.

Está previsto um post sobre o tratamento do Português e sobre o Acordo Ortográfico, nele espero ver um extenso comentário seu sobre esta sua cruzada.

Dr. Estranho Amor disse...

Caro corrector (ou corretor, como desejar) de Português,

“Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele... e depois ganha-te em experiência.”

Costumo levar à letra esta citação mas no seu caso vou abrir uma excepção ainda correndo o risco de ficar atolado de “lama” (é um eufemismo) até ao pescoço.

As suas constantes correcções/provocações começam a cheirar mal. Não sei se o faz para inibir comentários, se por mera diversão ou pura desonestidade intelectual.

O certo é que, mais além da putativa iliteracia dos seus alvos, o que fica comprovadamente provado é que você não passa de um proto-ditadorzeco com assomos de intelectualidade provinciana e miserável. Mestre Escola dos piores.

E agora, faça a correcção que
entender aos seguintes lugares comuns:

Idiota

Imbecil

Prepotente

Jack The Ripper disse...

Tendo dado o direito de resposta a aqueles que se sentiram atingidos informo os caros comentadores que não serão publicados mais comentários sobre esta discussão.

Anónimo disse...

Desafio o anónimo das 19h37 a levantar mais o véu sobre aquilo que sabe.
É que isto de utilizar metáforas para falar deste tipo de assuntos, parece-me revelador de má fé e leva-nos a imaginar coisas que podem não coincidir com a realidade.
Temos que aprender a medir as nossas palavras e o perigo das afirmações que fazemos!
Força aí!

Anónimo disse...

Anónimo das 15.25:
Se você sabe que eu bem sei que você sabe tudo aquilo que diz querer saber se eu me atrever a dizer, então para que quer você que eu diga o que não me apetece dizer?