segunda-feira, 13 de junho de 2011

A entrada na CEE foi há 26 anos!

Parece que foi ontem que Mário Soares e Filipe Gonzalez selavam, nos Jerónimos a entrada de Portugal e Espanha na, altura designada, Comunidade Económica Europeia. Mas já passaram 26 anos e 26 anos volvidos nem sequer me atrevo a fazer um balanço pois a actual crise europeia pode toldar tudo o que a construção europeia trouxe de bom.
No entanto, o estado actual da Europa merece cuidados... e cuidados intensivos diria eu!
No plano económico todos os dias temos notícias do estado da europa: crise da dívida soberana, ameaça de bancarrota em alguns países, ameaça do fim do Euro...
No plano institucional também se discute os avanços e recuos da União com alguns agentes a garantirem que a Europa só salvará com um avanço que limite, de uma forma bastante agressiva, as soberanias. É natural que nestas condições a Europa tenha perdido peso no xadrez geo-politico mundial ascendendo a China a um lugar de destaque.
Mas pior que tudo isto é a ascensão, um pouco por toda a Europa de movimentos xenófobos. Isto sim, é uma má notícia! É que em 1931, precisamente há 80 anos, houve um senhor que apareceu na Alemanha e canalizou estes ódios até uma Guerra Mundial!
Neste Domingo passado cumpriram-se 26 anos de União Europeia. Venham mais porque, ao contrário do que diz Saramago na Jangada de Pedra, a Jangada deve permanecer bem amarrada aos Pirinéus!

Sem comentários: