quinta-feira, 28 de abril de 2011

Quem vai ser o Ministro das Finanças?

Enquanto todas as atenções estão viradas para o duelo Sócrates-Passos, passa sem atenção uma questão fulcral na próxima legislatura. Quem vai ser o Ministro das Finanças? Esta escolha é talvez mais importante que a escolha de Primeiro Ministro. O Ministro das Finanças interfere nos outros ministérios através do orçamento e deve ser uma pessoa imune a pressões. Se estas características já são requisitos em tempos ditos normais, em épocas de crise como a que atravessamos tornam-se requisitos obrigatórios.

O actual Ministro foi um muito bom Ministro das Finanças entre 2005 e 2008, no entanto, em 2009 e 2010 falha na sua previsão sobre os efeitos da crise nas contas públicas. E, provavelmente um dos seus pecados terá sido não afrontar Sócrates nalgumas das suas intenções.

Era bom que os candidatos apresentassem, desde já, o seu Ministro das Finanças já que do seu perfil dependerá em muito o futuro próximo económico de Portugal. Digo isto no dia em que faz 83 anos que foi escolhido, aquele que foi talvez o melhor Ministro das Finanças que Portugal conheceu, era um tal de António de Oliveira Salazar...o pior foi o resto!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

O melhor era o Zé Povinho, que com 300 euros consegue fazer autênticos milagres para chegar ao fim do mês .....