segunda-feira, 11 de abril de 2011

Guia de Finanças na Era do FMI

Com a entrada do FMI, ou ajuda da União Europeia como preferirem, algumas dúvidas me têm sido dirigidas sobre um eventual bancarrota ou tecnicamente se o país entrar em "default". O post de hoje é apenas um pequeno guia muito genérico sobre algumas situações e dúvidas que podem tornar-se voz corrente. A primeira grande questão é saber se os depósitos e poupanças das pessoas estão ameaçados. A resposta claramente é "não". O sistema financeiro português não está ameaçado, tem tido sim, problemas de acesso aos mercados, mas é precisamente esta ajuda externa que colmatará este facto. Mas atenção, outro cenário, segundo os analistas pouco provável, é a saída de Portugal do Euro. Neste caso sim, as poupanças e depósitos estarão ameaçados, isto porque, ao estarmos fora de uma moeda forte o dinheiro desvalorizaria de uma forma súbita perdendo grande parte do seu poder aquisitivo. Se quiserem um exemplo recente vejam o que aconteceu na Argentina, que após deixar a paridade com o dólar lançou na pobreza grande parte da classe média!

Do lado do crédito, e já se fez notar isso, com a subida da Taxa de Referência da Zona Euro, é bastante provável que a prestação do crédito à habitação suba bastante. Infelizmente também a inflação tem subido e para a controlar o BCE vai aumentar, gradualmente, a taxa de juro.

Nestas circunstâncias e quase que como consequência imediata, é evidente que o acesso ao crédito será ainda mais difícil!

A situação não é fácil mas será mais fácil de enfrentar se estivermos informados!




Sem comentários: