quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fiesta!!!!!!! Grande orgulho ser DeCampoMaior!

Quando em 1926 Ernest Hemimgway visitou as Festas de San Fermin em Navarra ficou de tal forma atraído por aquele mundo, que para além de ter feito algumas corridas como toureiro amador, escreveu o livro "The Sun Also Rises", que em castelhano recebeu o nome de "Fiesta".

Quis o americano homenagear Pamplona e a Navarra e através disso esta Festa tornou-se mundialmente conhecida.

Infelizmente Hemimgway suicidou-se em 1961 e não há memória de ter passado por aqui em ano de Festas do Povo, porque estou certo que prestaria homenagem a Campo Maior e às suas Festas. Mas se a homenagem não é feita pelo Hemimgway é feita aqui no DeCampoMaior. E é feita a todas as pessoas que contra os ventos da crise, contra as vozes que diziam que não havia de haver festas pegaram no papel e inscreveram mais de 100 ruas para as Festas de 2011. Apelo mais uma vez que passem a tradição aos mais novos e criem as bases para que essa tradição perdure!

Grande orgulho ser DeCampoMaior!

18 comentários:

garcia disse...

olá tambem orgulhoso de ter o terceiro mundo em campo maior? vergonhoso. como aquele sr compra um fato novo sem temar banho há anos

Mata Hari disse...

Srº ou talvez Srª Garcia,
C. Maior "toma banho" todos os dias e é uma das vilas mais limpas que conheço !
Se está a falar de outra sujidade é melhor desenvolver o seu comentário porque senão não se percebe !
Jack, falando agora da continuidade das "Festas do povo" devo dizer que me dá muita piada esta do "ter orgulho em ser de CM"! Mas orgulho de quê ?
De ter uma população "ignorante" que não dá valor à sorte que tem ? Que pensa que tudo lhe é devido e por consequência espera que tudo seja resolvido pela autarquia, por outras autoridades locais ou por terceiros ?
Queixam-se do poder que existe da parte dum empresário que tudo tem feito para elevar CM, mas esquecem-se que se não fosse esse "despotismo" não teriam a economia e a qualidade de vida que possuem.
Infelizmente temos uma população inculta, passiva e mesquinha na sua esmagadora maioria...
A minoria, que é a que reflecte nestas coisas de perpetuidade de tradições vai tentando sensibilizar, mas penso que é uma causa perdida!
Hemingway sem dúvida teria gostado das festas, mas o que teria dito das pessoas ?
Sabe Jack, para perceber melhor a minha constatação, pergunte a 100 campomaiorenses quem foi Hemingway.
As respostas serão reveladoras...

Jack The Ripper disse...

Mata Hari,

Ousado comentário tal como ousada era a personagem que escolheu para assinar.

Não devia ser tão negativa, de certeza que há cem campomaiorenses que conhecem o escritor!

Gostei da sua opinião e comentário! Venha mais vezes!

GARCIA----- BE disse...

olá já vi que a Mata não conhece a realidade da nosso vila, venha ver a verdade aqui na parte histórica da nosso a vila, deve viver na parte nova da vila, e passa anos sem vir aqui ao terceiro mundo de certeza. 2º ponto dis que Campo Maior é uma vila limpa, há 20 anos era de certeza, não é o caso presente, e mais, é uma vila insegura é só assaltos todos os dias não há respeito por ninguem. 3º ponto dis que não percebeu o meu comentário... mas respondeu é porque percebeu. é só engenheiros e doutores em campo maior e o trabalho está há vista, miséria , insegurança desemprego e falta de limpeza, é o resultado dos engenheiros, os meus cumprimentos sinceros

Debra disse...

Caríssimos Jack e Mata Hari,

Existe aqui uma amálgama de ideias que por si só poderá dar azo a uma acesa discussão.
Vamos por partes, essa ideia poética da Mata Hari de que Campo Maior é uma das vilas mais limpas que conhece sonhou-a quando? Se me colocar essa sua frase no pretérito perfeito do indicativo até poderei concordar com V. Exa., mas de outra forma perdoe-me se estou a pecar ao dizer que a realidade não tem as cores com que a pinta. As paredes das casas das nossas vilas já não têm o branco reluzente tão característico, existindo muitas casas degradadas, algumas mesmo prontas a ruir a qualquer instante! Sem falar da degradaçao da zona velha, que é de bradar aos céus!
Todos nós sabemos que a autarquia não pode nem deve resolver tudo. Mas agora questiono-a, e não foi com essa intenção que esta e outras equipas de pseudo-políticos foram eleitas pelo povo de Campo Maior? Se não têm o dom de resolver tudo, que no mínimo resolvam com qualidade uma parte dos problemas, porque de outra forma leva-me a pensar que seria mais justo não haver classe política a sugar o povo até ao tutano!
No que concerne ao empresário a que se refere, não me atrevo a pôr em causa tal afirmação. Porém, quero fazer uma ressalva: é certo que não seria possível a existência de uma tão baixa taxa de desemprego no nosso concelho sem este grande empreendedor, mas este grande exemplo de luta e dedicação não existiria sem mão-de-obra para o ajudar a crescer. Todos precisamos uns dos outros e quem pensar o contrário só pode estar fechado numa redoma, numa espécie de "cocoon"!
Até ao momento tenho vindo a tecer duras críticas ao seu comentário, Mata Hari. Contudo, devo salientar que temos algo que nos une. Comungo da sua opinião acerca da pouca cultura da nossa população. Infelizmente este handicap não é recente e não lhe vislumbro um fim. Foram já muitas as tentativas frustradas para que as pessoas desta terra encarassem a cultura como algo que os enriquece. Infelizmente é aquilo que temos.
Para terminar, se fosse Hemingway a escrever sobre as nossas festas e as nossas gentes (por muitos defeitos que estas últimas possam ter), só poderia ser algo grandioso como este mestre da literatura universal tão bem sabia fazer!!

Mata Hari disse...

Boa tarde a todos !
As reacções ao meu comentário merecem resposta, por isso cá vai ela !!
Caro Srº Garcia,
O tom do seu comentário denota alguma revolta e quando se está revoltado arranjar bodes expiatórios é o que menos custa !
Posso perguntar-lhe se considera defeito ser-se engº ou doutor ? Insinua que se fossemos todos analfabetos ou sem estudos a vila estaria em melhor estado ?
Quanto à analogia que fez entre o 3º mundo e a parte histórica da vila permita-me dizer-lhe que considero isso um exagero...
Já alguma vez foi à parte antiga de grandes cidades Europeias, tais como Lisboa, Paris, Bruxelas, Londres, Amesterdão(entre outras)? Já visitou alguns dos milhares de Bidonvilles espalhados pelo mundo, tais como os do Brasil, os da Índia,os da África do sul...?
Isso sim é miserável, isso sim é revoltante, não acha?
Dê-nos um caso concreto e flagrante de deterioração ou de insegurança que ache relevante, porque eu embora more na parte "nova" da vila, também vou à parte "velha" e nunca me deparei com contentores a transbordarem de lixo, com ruas sujas, com mendigos, com ruas cheias de casas a ruírem, ou com insegurança...
Sobre a insegurança e violência que descreve,convido-o a fazer uma pesquisa sobre o que se passava em qualquer cidade ou vila europeia durante a idade média. Poderá constatar que esse problema não é recente nem típico de CM...
Respondo agora à Debra...
Sabe Debra, não sei qual de nós as duas é a mais poética !! Porque ao ler: " As paredes das casas das nossas vilas já não têm o branco reluzente tão característico" pareceu-me um devaneio poético muito bonito e bastante nostálgico, mas que a meu ver tende a estigmatizar problemas característicos e imutáveis na sociedade humana em geral...
Relativamente à sua afirmação de todos precisarmos uns dos outros, estou a 100% de acordo...e é a união e a igualdade de conhecimento que anelo ver no povo campomaiorense...pois quem tem conhecimento sabe do que fala...podendo por sua vez defender e reivindicar os seus direitos...
O saber, o aprender são a meu ver a base da liberdade de expressão...

Por fim envio os meus cumprimentos ao Jack...
Gosto do seu estilo de escrita e da sua pertinência...e quero dizer-lhe que não sou nada negativa, muito pelo contrário !
Sou uma utopista inveterada...

Garcia disse...

olá primeiro deia a cara para sabermos quem é, está anonima eu não gosto de pessoas que estejam escondidas com um nome invulgar. Olhe bem para Portugal a miséria onde chegamos eu não vou muito pelas pessoas com grandes estudos eu vou pelas ideias e pela honestidade das pessoas, só assim podemos ir mais longe, eu sei muito bem que há miséria em todo lado, mas é em grandes cidades como Paris é normal, o que não é normal é uma vila como Campo Maior aver tanta miséria e assaltos todos os dias e lixo por todo o lado, agora convido a Marta para vir aqui dar um passeio durante o dia a pé e depois já pode falar a verdade... tenho a certeza que era logo assaltada sem duvida, e mais nós os Campomaiorenses não queremos saber dos outros queremos uma vila segura e limpa.... eu até gostava de falar consigo pessoalmente um abraço

Jack The Ripper disse...

Caro Garcia,

Seja de que forma os comentários sejam assinados o que importa é a mensagem que é deixada!

Fica o desafio à Marta (Mata Hari) lançado pelo Garcia!

Debra disse...

Caríssima Mata Hari,

Foi com alguma desilusão que li o seu segundo comentário, o mesmo ficou aquém das minhas expectativas. Tal como anteriormente foi referido pelo Jack, tendo V. Exa. escolhido uma personagem tão ousada para a representar, o seu discurso acabou por se revelar insipiente e confuso. Em relação ao mesmo alguém me dizia "Escreveu à pressa"... atrever-me-ia a afirmar que pensou à pressa!

Passo a explicar: é leviano, por todos os motivos e mais alguns, comparar Campo Maior com cidades como Londres, Roma, Paris ou com países como a Índia ou a África do Sul. São realidades completamente distintas, a sua densidade populacional, o êxodo registado, as desigualdades entre classes sociais, a cultura de cada povo, etc. Mal estaríamos nós se aqui se registasse o grau de violência ou o desrespeito pelos espaços comuns que se registam nesses países ou nalgumas dessas cidades cidades!!
Outra coisa, nem imagina o quanto me apraz denotar que se apercebeu do meu discurso poético. Vou tomá-lo como um elogio! Contudo, não camuflo a realidade da minha terra nem do meu país. Encaro essa mesma realidade com olhos críticos e não desculpo aqueles que têm responsabilidades e que deveriam alterar o rumo dos acontecimentos!
Em tom de conclusão, digo novamente que fixou as suas ideias em alicerces de barro e que era caso para dizer que, relativamente a este segundo comentário, do Cosmos nasceu o Caos!

Mata Hari disse...

Boa noite a todos,
Quanto lamento tê-la desiludido Debra !
Já que fala de astronomia, sabia que no Caos não existe desordem ? Evidentemente a explicação é complexa e por isso se quiser outro dia falamos disso, de física quântica e das leis do Universo...
Georges Picard (escritor e ensaísta francês) disse um dia: "Ter razão é a pretensão mais universal e, provavelmente, a mais antiga".
E acho que ele tem toda a razão !!!
Por isso não vou contestar a sua opinião, nem justificar o meu comentário !
Não podemos agradar a gregos e a troianos, não é ?
Ainda bem que considerou um elogio a minha alusão ao "devaneio poético" pois era essa a intenção !

Senhor Garcia, não se zangue comigo porque não digo quem sou ! Afinal tampouco sei quem é o Senhor e confesso até duvidar da sua real existência! Tem um discurso um pouco esteriotipado !
Cuidado, porque sou extremamente perspicaz...
Mesmo assim, gosto da forma como aborda a simplicidade e a honestidade...

Jack, para os bem entendidos, meia palavra basta...

Cumprimentos!

Anónimo disse...

quem pença esa senhora marta hari para nus chamar analfarbetos aos campomaioreces? quem se julga ela asim com essas ofenças não esta a faser nada nem contribuir para nada de nada é so criticar por criticar.passe bem.

Ass: Cidadao Vijilante.

Debra disse...

Mata Hari,

Bem haja a sua resposta! Apesar de nem sempre comungarmos das mesmas ideias, dão-me imensa satisfação as tertúlias que aqui estabelecemos.
Sabe Mata Hari, reconheço o enormíssimo valor de personalidades como Einstein ou Newton, porém revejo-me mais em nomes como Hegel, Kant ou Nietzsche. Agradeço à priori a sua disponibilidade para me explicar umas coisitas de Física Quântica (área que pouco ou nada me interessa). E, não tendo a pretensão de ter a razão do meu lado, tão somente a elucido de que o cosmos e o caos a que faço referência no meu anterior post, são precisamente aqueles com que os pré-socráticos já na altura se preocupavam em entender. Para estes e outros filósofos o caos é e será sempre instabilidade, conflito e desordem, enquanto que o cosmos é sinónimo de ordem e harmonia, seja aqui ou na Nova Zelândia!
Isto tudo para lhe dizer que o sentido por mim empregue foi mais do que válido! Não confunda Cosmologia, que estuda a origem do universo, com Física Quântica ou Astrofísica!
Vamos aprendendo uns com os outros, não é verdade?

Anónimo disse...

Espetáculo... ou a arte de transformar um post sobre as nossas Festas do Povo num verdadeiro festival de demonstrações de sabedoria intelectual por parte dos brilhantes comentadores(as).Fiquei estarrecido, e a Maria Albertina , da Rua da Soalheira, com certeza ainda mais.....

Debra disse...

Anónimo,

Para que veja como tudo é possível neste mundo!! De certeza absoluta que a partir de agora nada mais será igual na sua vida! Não é o só o Entroncamento que tem fenómenos estranhos!!
E quanto à Maria Albertina, com muita pena minha não a conheço, só a outra, a da canção.

Anónimo disse...

Ah pois não, a partir do momento em que me embebi na sua escrita , tudo mudou na minha vida.....até as noites me parecem mais longas,o FMI mais distante,penso até que de tanto matutar nos seus escritos já me saltou um neurónio...

Anónimo disse...

Boa noite.

O Sr. Garcia, está a falar de uma perspectiva de Campo Maior, que bem conhece e com a qual vive no seu dia a dia. A Mata Hari, provavelmente não vive no mesmo Campo Maior que o Sr. Garcia e muitos outros campomaiorenses também contribuintes. Deixe-me dizer-lhe, para apaziguar esse festival de presunção relativamente a cultura, que esta, "a cultura", não se compõe apenas de conhecimento académico. Também é cultura, saber o que se passa no mundo e no local onde vivemos, ter uma opinião própria sobre os acontecimentos que nos rodeiam, mesmo que essa opinião seja discordante do poder instituido. Também ajudaria à cultura dos Campomaiorenses, para além da prática da leitura e do acesso a todo o tipo de informação e espectáculos, poderem agir, associar-se, manifestar-se e discordar quando for caso disso, sem sofrer represálias por isso. Diria mesmo que seria bom para a cultura dos Campomaiorenses, poderem fazer todas as coisa que atrás mencionei sem serem pressionados a fazê-lo. Como vê, cara Mata Hari, vivemos em diferentes Campo Maior(es), você, o Sr. Garcia, eu e outros Campomaiorenses. Tudo depende da perspectiva de onde olharmos a nossa terra. Quanto às Festas,que foram do Povo e de que tanto nos orgulhámos infelizmente já morreram. Neste momento estão a nascer outras Festas de Campo Maior (não do Povo), que se assemelham e irão assemalhar-se cada vez mais a uma industria e que do Povo, pouco tem e cada vez terão menos. Nem mesmo a vontade de decidir quando se realizam. O futuro dirá, se a minha limitada cultura, me deu uma leitura correcta da situação.

Anónimo disse...

Já cá faltava a teoria dos oprimidos...De facto a população de Campo maior tem sido martirizada com tanta opressão, tanta que têm de trabalhar todos na Delta, ninguem trabalha na Câmara ou no Silveira, Ou no Ecomarché.De facto não foi o Burrica que nunca trouxe p'ara Campo maior menhuma empresa para a zona industrial, foi o Gama Guerra...O nível de vida em Campo Maior é baixíssimo, há muito desemprego, o que os jornais nacionais dizem de Campo Maior -um oásis - é pura invenção, ou então são obrigados a dizê-lo...
A demagogia empregue por outros não, isso já está bem, a perseguição feita a trabalhadores municipais no tempo do JB isso não é escravatura, é democracia...Resumindo: muita dor de cotovelo alicerçada em carradas de ódio, ou vice-versa...
O dia que o Homem se for, então vão ver como fica Campo Maior.A ingratidão é a pior coisa que há no Mundo..E já vi, e continuo a ver todos os dias, os do "contra" andarem à volta do Homem a pedir emprego. E Ele lá vai metendo, possivelmente não tantos como desejava....E então asFestas foram realizadas porque o Homem se lembrou e então desatou a obrigar toda a gente a fazer Festas....A argumentação desta gente dá-me vontade de vomitar....Pela vontade deste anónimo nunca mais se realizavam, pois então , caso contrário é porque o Povo tinha sido obrigado.

Mata Hari disse...

De facto Srº Anónimo de dia 22 de Abril das 00:03, não vivemos no mesmo C. Maior...
Eu vivo num CM que gosto, mantenho o que disse e acho que sou coerente na análise que fiz nos precedentes comentários...Vivo num CM imperfeito mas gosto muito da minha terra...
Ao ler algumas críticas sobre os meus comentários pareceu-me uma "conspiração"...alguns deturparam o que disse outros por excesso de orgulho atacaram sem argumentarem, outros ainda usaram sarcasmos !!
Pois tudo aceito, porque o respeito é muito bonito e é a base para vivermos num ambiente civilizado ! Gostei imenso do comentário sobre a Maria Albertina !
O humor soluciona muitas coisas, e dá grandes lições de humildade!!

As classes dos ricos e dos pobres, dos doutores e dos analfabetos só existem na cabeça das pessoas, não são uma realidade imutável...
Sou uma lutadora e o não vivo num palácio...
Vivo num CM único onde todos temos direitos mas também temos responsabilidades !!
Temos por ex a responsabilidade de puxarmos pelos nossos direitos...
Se tivesse a casa a cair em ruínas podem ter a certeza que tudo faria para saber como resolver o problema, para isso é que temos uma boca e é que existem assistentes sociais, loja do cidadão, advogados, etc...
A fatalidade não está ligada à pouca sorte, a maior parte das vezes está ligada à passividade das pessoas diante das dificuldades...
Cumprimentos!